• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeitura de Jardim decreta situação de emergência devido aos estragos causados pelo temporal

Chuvas registradas ultrapassaram a média pluviométrica histórica, resultando em alagamentos, quedas de árvores e entre outros

Domingo, 20 Abril de 2025 - 08:10 | Marina Romualdo


Prefeitura de Jardim decreta situação de emergência devido aos estragos causados pelo temporal
(Foto: Divulgação/Jardim MS News)

Após chuvas intensas que assolaram a região do município de Jardim desde sexta-feira (18), o prefeito Juliano da Cunha Miranda, mais conhecido como "Guga" decretou Situação de Emergência nível II em partes das áreas urbanas e rurais da cidade. O decreto 076/2025 tem como base a Portaria nº 260 e a Portaria nº 3.646 do Ministério do Desenvolvimento Regional, e busca mobilizar recursos e coordenar ações para mitigar os impactos causados pelos eventos climáticos.

De acordo com as informações do Jardim MS News, as fortes chuvas registradas no município ultrapassaram a média pluviométrica histórica, resultando em alagamentos, quedas de árvores, telhados, muros, e causaram danos significativos a infraestruturas urbanas e rurais. Estradas foram comprometidas, tráfego interrompido e pontes danificadas, enquanto dezenas de residências sofreram infiltrações e alagamentos, pondo em perigo a segurança dos moradores.

Ao reconhecer os danos materiais, sociais e ambientais causados pelas chuvas, a Prefeitura determinou a mobilização de todos os órgãos municipais, sob a coordenação da Defesa Civil, para responder ao desastre e auxiliar na recuperação das áreas afetadas.

"Em tempos difíceis, é com responsabilidade e empatia que seguimos firmes. Hoje, assinamos o Decreto de Situação de Emergência em Jardim, para garantir mais agilidade nas ações de apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas que afetaram nossa cidade nos últimos dias. A gestão humanizada que praticamos se fortalece nos momentos de maior desafio. Estamos nas ruas, ao lado do nosso povo — cuidando, reconstruindo e garantindo que ninguém fique para trás. As águas vão passar. E, com fé, união e trabalho, Jardim seguirá de pé", publicou o prefeito em suas redes sociais.

Medidas Emergenciais

O decreto permite que autoridades administrativas e agentes de proteção adentrem em residências em situações de risco iminente e usem propriedades privadas em casos de perigo público, garantindo a devida indenização ulterior aos proprietários. Também prevê a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços essenciais, necessária para a continuidade dos serviços públicos e a segurança da população.

O decreto está em vigor por 60 dias, podendo ser prorrogado conforme necessário. O prefeito também pediu à população que siga as instruções da Defesa Civil e mantenha a cautela durante este período crítico.

 

SIGA-NOS NO Google News