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Feriado prolongado tem mais panes em veículos na BR-163 em MS
Em 6 dias, CCR MSVia realizou 468 atendimentos a automóveis com problemas mecânicos ou elétricos
Quinta-feira, 24 Abril de 2025 - 09:09 | Redação

A CCR MSVia realizou, entre os dias 17 e 22 de Abril, uma operação especial na BR-163/MS em função do feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes. Em balanço divulgado nesta quarta-feira (23/04), referente ao período, a Concessionária contabilizou 468 atendimentos a veículos com problemas mecânicos ou elétricos ao longo de toda a rodovia.
Entre as ocorrências, o que mais chamou a atenção foi o número de panes mecânicas, totalizando 324 atendimentos, o que representa aumento de 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também foram registrados 15 casos de panes elétricas, 70 ocorrências de pneu furado, 19 de pane seca, 24 de super aquecimento do motor e outros 16 registros de bateria descarregada.
De acordo com o gerente de operações da CCR MSVia, Fabio Oliveira, os números evidenciam a importância de os motoristas revisarem seus veículos antes de viajarem. “As panes não representam apenas problemas para as viagens dos ocupantes, mas risco sério de acidentes. Um veículo que para de repente na pista, por problemas mecânicos, aumenta significativamente os riscos de uma colisão traseira, por exemplo. E uma viagem que poderia ser prazerosa se transforma em um transtorno para o motorista e acompanhantes, isso se não envolver consequências mais graves”, explica.
Por isso, a Concessionária recomenda que, antes de pegar a estrada, o motorista se assegure sobre as boas condições gerais do motor, o funcionamento do pisca-pisca, das lanternas dianteiras e traseiras, regulagem dos faróis, condições das palhetas do limpador de para-brisa, os níveis da água do radiador e do combustível, o estado dos pneus e sua calibragem adequada, o estepe, triângulo, macaco e chave de roda e, também, os níveis do óleo do motor, do freio e da direção.

O veículo precisa, ainda, estar com a documentação em dia e o motorista devidamente habilitado. Se houver crianças com até 10 anos de idade a bordo, deve-se usar a cadeirinha ou o assento de elevação apropriados. Todos os ocupantes do veículo precisam usar o cinto de segurança ao longo de toda a viagem.
Caso precisem de apoio, os clientes que trafegam pela BR-163/MS podem procurar auxílio em uma das 17 Bases Operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) localizadas em pontos estratégicos ao longo dos 845,4 quilômetros da rodovia, nos seguintes locais:
- Mundo Novo (km 27,6 - Norte)
- Itaquiraí (km 80,9 - Sul)
- Naviraí (km 128,6 - Sul)
- Juti (km 179,6 - Norte)
- Caarapó (km 224,3 - Sul)
- Dourados (km 285,2 - Sul)
- Rio Brilhante (km 331,8 - Sul)
- Nova Alvorada (km 381,4 - Sul)
- Anhanduí (km 427,1 - Norte)
- Campo Grande (km 478,5 - Norte)
- Jaraguari (km 534,6 - Sul)
- Bandeirantes (km 577,9 - Norte)
- São Gabriel do Oeste (km 629,1 - Norte)
- Rio Verde de Mato Grosso (km 678,1 - Norte)
- Coxim (km 740,7 - Sul)
- Pedro Gomes (km 778,4 - Sul)
- Sonora (km 822,2 – Norte).
Ao todo, 82 viaturas operacionais estão à disposição dos usuários, entre elas 17 ambulâncias-resgate (05 delas unidades móveis de suporte avançado), 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço.
Além disso, o Centro de Controle Operacional da CCR MSVia, em Campo Grande (MS), monitora 477 câmeras distribuídas ao longo da rodovia, proporcionando mais agilidade no acionamento dos recursos, além de permitir fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em tempo real.
Também são empregados 18 Painéis Fixos de Mensagens Variáveis e 17 Painéis Móveis de Mensagens Variáveis, instalados em pontos estratégicos para permitir informar, em tempo real, eventuais interferências no tráfego e levar aos usuários mensagens de conscientização no trânsito.
Fale com a CCR MSVia – Os clientes podem acionar o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) por meio do Disque CCR MSVia, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800 648 0163, gratuitamente, inclusive ligações de telefones celulares e WhatsApp. O número também pode ser usado para informações das condições de tráfego, sugestões, críticas e elogios. O site da empresa (rodovias.grupoccr.com.br/msvia) também oferece outras informações.
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