Geral
Polícia faz operação contra esquema interestadual de furtos de cabos
Material era receptado por ferros-velhos e metalúrgicas
Quinta-feira, 24 Abril de 2025 - 11:21 | Redação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz, nesta quinta-feira (24), operação para desarticular esquema de furto de cabos. De acordo com a polícia, o grupo criminoso é especializado em furtar cabos de concessionárias de serviços públicos, como empresas de telecomunicações e de energia.
O material furtado é receptado por ferros-velhos e metalúrgicas, em esquema interestadual. Ainda segundo a Polícia Civil do Rio, a organização criminosa é altamente estruturada e pratica reiteradamente furtos de cabos metálicos em grande escala.
O dinheiro proveniente do furto e comércio ilegal dos cabos é lavado por meio de empresas reais e fictícias e de contratos simulados.
Estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, em endereços ligados à cúpula do grupo criminoso, no Rio e em São Paulo, incluindo residências, sete ferros-velhos e metalúrgicas. Também foi pedido o bloqueio de R$ 200 milhões e o sequestro de bens e imóveis.
Até as 8h desta quinta-feira, cinco pessoas tinham sido presas. A ação é um desdobramento da Operação Caminhos do Cobre, realizada em 2022. As investigações levaram à denúncia de 22 pessoas.
Segundo o governo fluminense, os cabos furtados eram levados para galpões e ferros-velhos em Queimados, na Baixada Fluminense; no Morro do Fallet, no centro da cidade do Rio; e no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Grande Rio.
Nos depósitos, os cabos eram decapados, fracionados e queimados para eliminar vestígios de origem, e revendidos a ferros-velhos e metalúrgicas no Rio de Janeiro e, principalmente, em São Paulo, com apoio de intermediadores.
Últimas Notícias
- Pantanal - 14:33 'É um caso atípico, mas está relacionado a presença de aceitação de humanos', diz especialista da UFMS
- Bataguassu - 14:30 Homem é preso após manter a própria mãe em cárcere no interior de MS
- Fronteira - 14:12 Mulher é baleada durante tentativa de assalto em Ponta Porã
- Fronteira - 13:50 Veículo com mais de R$ 280 mil em produtos ilegais é apreendido na MS-379
- Pantanal - 13:30 Vídeo: Alimentos usados para atrair animais
- Furto e receptação - 13:10 Polícia prende autor de roubo a comércio no Jardim Leblon
- Bolsa família - 12:50 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
- Notificação - 12:13 Bolsonaro é comunicado dentro de hospital sobre ação judicial no STF
- História de pescador - 11:25 Pescador precisou matar onça há 20 anos
- Receptação de fios - 11:21 Polícia faz operação contra esquema interestadual de furtos de cabos