• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Neste sábado acontece a 1ª pescaria exclusiva para adolescentes autistas do Brasil

Além disso, um grupo de caiaqueiros levará oito caiaques ao local, oferecendo aos jovens uma vivência inédita sobre as águas

Quinta-feira, 24 Abril de 2025 - 10:04 | Redação


Neste sábado acontece a 1ª pescaria exclusiva para adolescentes autistas do Brasil
Neste sábado acontece a 1ª pescaria exclusiva para adolescentes autistas do Brasil (Foto Reprodução)

Neste sábado (26), Campo Grande será palco de um evento inédito e emocionante, a primeira pescaria do Brasil feita exclusivamente para adolescentes com autismo. O encontro, que promete marcar corações e abrir caminhos para a inclusão, será realizado das 8h às 11h no Pesqueiro do Parque, localizado na Avenida Hiroshima, ao lado do Hotel Ibis, próximo à rotatória do Parque dos Poderes, em Campo Grande. 

Mais que uma atividade recreativa, o evento é um gesto de empatia e conexão. O local será fechado exclusivamente para receber os adolescentes autistas e suas famílias, oferecendo um ambiente acolhedor, estruturado e pensado em cada detalhe para proporcionar momentos de lazer, socialização e superação de barreiras que essas famílias enfrentam no dia a dia.

A iniciativa é coordenada pelo psicólogo Wagner Vilas Bôas de Morais, especialista e mestre em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo, idealizador e supervisor do AMPLITUDE – ABA, grupo de habilidades sociais para pessoas com autismo.

“Será uma pescaria para adolescentes com autismo que fazem parte do nosso grupo de habilidades sociais. Pensamos em tudo para que eles se sintam seguros, acolhidos e livres para vivenciar experiências novas e significativas”, destaca o psicólogo.

Evento fechado, mas com portas abertas para o futuro

A pescaria deste sábado será restrita aos adolescentes que já fazem parte do grupo de habilidades sociais coordenado por Wagner. Ao todo, 15 jovens participarão da experiência. Segundo o psicólogo, o evento não é aberto ao público, mas quem tiver interesse em participar de futuras iniciativas como essa, deve buscar informações sobre como ingressar no grupo. “A gente realiza eventos que chamamos de ‘saídas sociais’, como pescarias, passeios em shoppings, praças e outros espaços de interesse dos meninos. Quem quiser fazer parte de ações como essa precisa se inscrever no grupo de habilidades sociais, que é onde tudo começa”, explica.

Para tornar a manhã ainda mais especial, vários pescadores esportivos da região abraçaram a ideia e se voluntariaram como tutores. Cada adolescente será apadrinhado por um pescador, que recebeu previamente um encarte com informações como preferências, assuntos favoritos e formas de interação com seu afilhado. A proposta é que esse contato incentive a troca de experiências e fortalecer vínculos.

Além disso, um grupo de caiaqueiros de Mato Grosso do Sul levará oito caiaques ao local, oferecendo aos jovens uma vivência inédita sobre as águas. É um presente para quem muitas vezes tem poucas oportunidades de sair de casa devido aos inúmeros desafios de acessibilidade, sensorialidade e socialização.

O evento representa uma vitória para as famílias que, por muito tempo, viveram à margem de atividades coletivas por falta de acolhimento e estrutura adequada. Agora, terão não só um espaço físico reservado, mas um momento de reconhecimento e protagonismo.

Para quem deseja acompanhar mais sobre o projeto e as atividades do grupo, o Instagram profissional do psicólogo é @wagner.psiaba, onde ele compartilha conteúdos e informações sobre o trabalho com adolescentes no espectro autista.

 

SIGA-NOS NO Google News