Em continuidade à etapa da Escuta Regional em Campo Grande, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) reuniu, na tarde desta sexta-feira (21), membros que atuam na área cível.
As discussões permearam diversos temas relevantes para a prestação dos serviços aos cidadãos, passando, inclusive, pela atualização das normativas internas que regem a atuação da instituição, o que pode tornar os procedimentos mais ágeis e econômicos.
Para o Promotor de Justiça Fernando Esgaib, a iniciativa contribui sobremaneira para o trabalho da Promotoria. “Este é um momento muito importante para que possamos apresentar as necessidades e sugestões que possam contribuir para melhor atuarmos”, considera.
“Foi uma oportunidade de trocarmos experiências. Essa troca é sempre fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho”, acrescentou o Promotor de Justiça Kristiam Gomes Simões.
Escutas Regionais – O projeto, cujo formato foi aprimorado pela gestão do Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, foi iniciado no ano passado, percorrendo diversas regiões do Estado, até chegar à Capital. Nesta semana, já ocorreram reuniões com membros da área criminal.
No novo formato, os encontros têm como foco dar voz aos Promotores de Justiça, para que a Administração Superior possa ouvir as demandas e sugestões de quem atua na ponta, de modo a desburocratizar e aprimorar os serviços do MPMS para os cidadãos.
Na programação de hoje realizada na Capital, foram apresentados os trabalhos do Centro de Apoio Operacional e do Núcleo Cível, e das Coordenadorias das Procuradorias de Justiça Especializadas em Recursos na Área Cível, que mostraram como podem oferecer suporte à atuação das Promotorias.
A iniciativa segue ao longo de 2025, com encontros programados em diversos municípios do Estado e que irão reunir membros de todas as Comarcas.