Sabor à Prova
Chef que começou na culinária para ajudar a mãe cozinhou para Elton John, Paul McCartney e rainha Elizabeth
Professor do Senac, Arthur Coelho estará de volta ao júri da segunda temporada do Sabor à Prova
Sexta-feira, 08 Julho de 2022 - 08:00 | Isabela Duarte
(Foto: Luiz Alberto)
O chef de cozinha internacional e professor do Senac, Arthur Coelho, de 60 anos, está se preparando para a segunda temporada do reality Sabor à Prova, parceria entre a TVMS Record (canal 11.1) e o Senac MS, que promete novos desafios para os competidores.
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur conta que sua relação com a cozinha começou na infância, ajudando a mãe, uma culinarista de raízes portuguesas, a vender salgadinhos e preparos para pagar as contas de casa aos sete anos de idade.
Mas nem sempre o chef fez da cozinha sua profissão. Estudou administração hospitalar e foi funcionário público por 12 anos antes de entrar definitivamente no mundo da gastronomia. Seu primeiro estudo na área foi um curso de cozinha no Senac, em Belo Horizonte (MG), em 1995. Arthur foi escolhido para estudar na Alemanha e montar um restaurante brasileiro no país, retornando ao Brasil em 1997.
“Eu mudei de profissão aos 32. Falei 'bom, agora não vou mais ser funcionário público, vou ser cozinheiro. Meu primeiro emprego foi como cozinheiro doméstico para uma família no Rio de Janeiro, porque eu falava alemão e o dono da casa queria treinar”, relembra.
“Eu comecei como um menino que fazia coisas na cozinha pra ajudar a mãe, me tornei um cozinheiro formado pelo Senac e hoje eu tenho uma empresa de consultoria na área de gastronomia, fui chef de buffet, fiz eventos para o Elton John, Paul McCartney, 85 anos da rainha Elizabeth e ao longo desses anos sempre fui envolvido com a docência”, afirma o jurado.
Professor em várias escolas e universidades do Brasil, Arthur já está lecionando em Campo Grande há um ano e seis meses. No dia que chegou na Capital, incentivado por uma amiga da área da gastronomia, já foi chamado para ajudar a produzir o Sabor à Prova por sua vasta experiência.
Ele afirma que está “fugindo” dos grandes centros do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, e gosta da “cidade morena” onde se surpreendeu com o ritmo pacato e agradável. “Só falta a praia”, brinca o cozinheiro, que é apaixonado pelo mar.
Cozinha afetiva - Quem assistiu a primeira temporada do reality lembra do momento emocionante do primeiro episódio, quando a chef Yasmin Albuquerque, que foi a vencedora da competição, emocionou o chef com um prato de carne moída, na prova de prato autoral em 30 minutos.
“Eu comecei a chorar porque era a comida que a minha mãe fazia, toda vez que ela perguntava o que eu queria, pedia carne moída com purê de batata, que é meu prato favorito. Quando a comida é afetiva faz uma ligação com a memória, quando nossa mãe, nossa vó cozinha, elas aplicam essa afetividade”, explica Arthur.
Ele ainda afirma que a cozinha é extremamente efetiva e por isso, hoje, há linhas de “confort food”, que lembram da comida caseira, diferente da cozinha comercial, que é muito mais técnica. E Arthur comprova, o carinho é realmente percebido pelas pessoas na hora de comer.
“Eu sempre conto que a comida tem dois sentimentos antagônicos, prazer e frustração. Você sai de casa, marca um jantar, se arruma, pega o carro, se atrasa, discute com o marido, fica na fila do restaurante, te colocam lá na mesa perto do banheiro, está dando tudo errado. Vem o prato, quando você põe a primeira garfada na boca nada mais importa porque a comida te traz prazer. Ou pode acontecer o inverso, nada deu errado, mas se a comida não tá boa, estraga tudo. Isso tem uma relação direta com o afeto”, diz o chef.
Sabor à Prova - A principal dica de Arthur para o reality é ter repertório, foco e conhecimento para combinar sabores, ingredientes e ter ideias coerentes na hora de montar o prato. Além disso, ele relembra que menos é mais e que o melhor é o simples bem feito.
“Eu espero repertório e que os competidores caiam na real que chef de cozinha não tem glamour. Cozinha tem sangue, suor e lágrima. Eu espero criatividade dentro do limite do conhecimento desse chefe”, ensina o chef, com experiência de 28 anos de profissão.
O spoiler para a segunda temporada do programa é que as provas vão estar, nas palavras do chef, “mais difíceis, mais fáceis, divertidas e com atividades 'hard' que eu estou inventando”, brinca o jurado.
Ensinamentos - Como professor, Arthur afirma que assumiu um compromisso de ensinar como gostaria de ser ensinado. Para ele, um bom cozinheiro, além de técnica, tem repertório, conhece os processos, os ingredientes, tem boa memória gustativa e é organizado.
“Eu me tornei cozinheiro quando eu fiz um jantar para os meus amigos em casa, era camarão com abacaxi, mas a fruta tem uma enzima que desmancha a proteína, vira papa, e na hora que eu fui servir isso aconteceu. Eu parei, estudei e ali eu entendi o que é ser cozinheiro”, afirma.
“Eu sempre falo para os meus alunos, sua vida profissional não pode concorrer com sua pessoal, que a vida do Chef é diferente da minha vida. Ganhar dinheiro é só uma consequência do bom trabalho, feito com carinho e paixão", conclui.
Sabor à Prova - O reality show mais gostoso da televisão está de volta. Parceria entre a TVMS Record (canal 11.1) e o Senac MS, permite que cozinheiros se destaquem na área da gastronomia e entrem em contato com o público, além de se desafiarem cada vez mais na cozinha.
No programa, cozinheiros profissionais que tenham feito cursos de formação no Senac MS disputam provas de culinária. O vencedor leva um prêmio em dinheiro além do troféu Estrela Senac. Inscreva-se aqui.
Últimas Notícias
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira
- Política - 14:50 Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas
- Agropecuária - 14:32 Cowboy de MS faz sucesso nos Estados Unidos
- Polícia - 14:00 Polícia procura autores de latrocínio
- Polícia - 13:42 Funcionário de confiança que furtava eletrônicos é descoberto e preso