• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Tesouro Nacional classifica Dourados como A na CAPAG

A boa classificação abre portas para novos investimentos

Domingo, 14 Maio de 2023 - 09:54 | Juliana Brum


Tesouro Nacional classifica Dourados como A na CAPAG
Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados

O município de Dourados, vem investindo para ter seu nome "limpo" diante o Governo Federal e poder estar com as contas ajustadas para receber empréstimos e investimentos, pelo terceiro ano são avaliados pelo Tesouro Nacional e alcançam A.

“A Capag é como se fosse o Serasa dos municípios. Nós temos o salário, nossas dívidas, poupança e o dinheiro para as contas do dia a dia. No município é a mesma coisa. Em Dourados antes tinha muita dívida, não tinha poupança e o dinheiro que sobrava não pagava as contas imediatas. Esse ano atingimos o oposto, nós conseguimos ter dinheiro para pagar as contas do dia a dia, fazer uma poupança e diminuímos a dívida. Os números de 2023 foram melhores que os de 2022 que já tinham sido muito bons”, detalhou o assessor especial Everson Leite Cordeiro, responsável para colocar em dia as contas da segunda maior cidade do Estado.

Essa avaliação que possibilita, por exemplo, o município atrair investidores e contrair financiamentos para aplicar em obras de melhorias em infraestrutura, saúde, educação e cultura, como aconteceu com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Plata), que resultou em aproximadamente U$ 50 milhões para diversas ações nos próximos anos e que é a base para o programa Desenvolve Dourados.

Ao receber a atualização da avaliação do Tesouro Nacional em relação às finanças do município, o prefeito Alan Guedes não escondeu a satisfação. “O trabalho feito pela nossa equipe econômica fez com que, ano a ano, evoluíssemos muito nos índices e chegamos, desde o ano passado e mantido agora, a um equilíbrio fiscal. Ou seja, o município de Dourados consegue honrar as contas do mês, tem capacidade de investimentos e ainda está diminuindo as despesas de longo prazo”, comemora o prefeito que ao assumir traçou a saúde financeira como uma das prioridades dda gestão. 
 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  dourados  contas  prefeito  financeira