• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS

Levantamento da SES aponta crescimento dos casos em assentamentos, aldeias e propriedades rurais, com medidas de controle em andamento

Quinta-feira, 03 Abril de 2025 - 19:00 | Redação


Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS
(Foto: Álvaro Rezende/Secom)

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) aponta aumento dos casos de dengue e Chikungunya em áreas rurais do estado. O mapeamento busca identificar focos de transmissão para subsidiar ações de controle direcionadas pelas equipes municipais de saúde.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), casos de dengue foram registrados em 19 assentamentos, 17 aldeias e 130 fazendas e sítios. Miranda (53) e Aquidauana (19) lideram os números, com concentrações em aldeias indígenas. Também houve registros em Sete Quedas (11), Chapadão do Sul (8), Aparecida do Taboado (8) e outros municípios.

Quanto à Chikungunya, os municípios com mais casos confirmados são Maracaju (19), Tacuru (8), Dois Irmãos do Buriti (7), Bonito (6) e Pedro Gomes (5). Um óbito pela doença foi registrado na zona rural de Dois Irmãos do Buriti.

A SES recomenda intensificação das campanhas de conscientização, mutirões para eliminação de focos do Aedes aegypti e reforço no atendimento nas unidades de saúde. A secretaria seguirá monitorando os casos em parceria com as prefeituras para conter a disseminação das doenças.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  pesquisa  dengue  aumento  levantamento