• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

CPI quer saber sobre seguro para usuários de ônibus da Capital

Vereadores questionam existência de seguro para arcar com danos em caso de acidente

Quarta-feira, 02 Abril de 2025 - 14:00 | Redação


CPI quer saber sobre seguro para usuários de ônibus da Capital
(Foto: Divulgação)

Em andamento na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), a CPI do Transporte quer informações sobre o seguro dos passageiros e trabalhadores do Consórcio Guaicurus, que reúne as empresas de ônibus da Capital. Requerimento neste sentido foi aprovado na reunião da comissão nesta semana.

O autor é o vereador Maicon Nogueira. No documento, ele indaga se a empresa que presta serviço de transporte coletivo urbano para a Capital faz seguro para indenizar usuários e trabalhadores contratados pela mesma, em caso de acidentes.

Caso a empresa faça tal seguro, os vereadores pedem que encaminhe para Comissão Parlamentar de Inquérito os contratos das apólices dos seguros, relata o documento. “Existe seguro para as pessoas que estão dentro dos ônibus? A empresa fornece? Fica a sugestão de requerer a seguridade, qual o mecanismo legal em que elas podem requerer [o seguro]”, sugeriu após as dúvidas.

Acidente - No domingo passado, 30 de Abril, um acidente envolvendo um ônibus de transporte coletivo que fazia a linha 061 (Terminal Moreninhas/ Shopping Campo Grande) deixou oito pessoas feridas na entrada do Terminal Morenão, localizado na Vila Progresso, em Campo Grande.

O Consórcio divulgou nota na qual lamentou o ocorrido e informou que as causas estavam sendo apuradas. No texto, ainda reafirmou seu compromisso em colaborar com as autoridades competentes para esclarecer o fato.

"O Consórcio Guaicurus lamenta o acidente ocorrido na noite de 30 de março e informa que as circunstâncias estão sendo investigadas. Oito pessoas foram atendidas por equipes médicas e, atualmente, estão passando bem, a maioria delas já foi liberada do hospital.

O Consórcio Guaicurus reafirma seu compromisso em colaborar plenamente com as autoridades competentes para apurar as causas do acidente e garantir a segurança dos passageiros."

CPI questiona seguro aos usuários de ônibus
CPI do Transporte está em andamento na Câmara Municipal (Foto: Divulgação) 

CPI dos Transportes - A CPI que investiga o Transporte Público de Campo Grande deve concluir suas investigações em 120 dias. A comissão é composta pelos seguintes vereadores:  Dr. Lívio (presidente), Ana Portela (relatora), Ana Portela (Ouvidor), Luiza Ribeiro e Maicon Nogueira.

Confira abaixo o cronograma detalhado dos trabalhos da Comissão:

Fase 1: Análise Documental e Diagnóstico Inicial – compreender os principais pontos do contrato de concessão, identificar indícios de irregularidades e estruturar a linha Investigativa (até 17 de junho de 2024).

Fase 2: Oitivas Iniciais – obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação para garantir transparência na gestão do transporte público e embasamento para prosseguimento das investigações (até 15 de Maio de 2025).

Fase 3: Investigação sobre o Consórcio – ouvir gestores e responsáveis pelo Consórcio Guaicurus para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos (até 05 de junho de 2025).

Fase 4: Audiência com a população e trabalhadores – apurar as informações fundamentais para reforçar as provas dentro dos fatos determinados e buscar soluções de melhoria para a população (até 19 de junho de 2025).

Fase 5: Elaboração e Apresentação do Relatório Final – produzir um relatório completo, transparente e técnico com as conclusões da CPI e recomendações futuras (até 17 de julho de 2025).
 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  transporte  usuarios  cpi  seguro