• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Pais denunciam que recém-nascido sofreu queimaduras em incubadora

Bebê foi transferido para Santa Casa de Campo Grande que é especialista em queimaduras

Quarta-feira, 29 Março de 2023 - 17:14 | Marina Romualdo


Pais denunciam que recém-nascido sofreu queimaduras em incubadora
Recém-nascido está acompanhado com a mãe em Campo Grande (Foto: Reprodução/Dourados News)

Um recém-nascido sofreu queimaduras pelo corpo após o parto. A criança foi colocada em uma incubadora que estava com a temperatura elevada no Hospital Universitário de Dourados (HU-UFGD).

Durante uma entrevista ao Dourados News, a advogada que acompanha o caso, Rosa Medeiros Bezerra, afirma que no dia 19 de Março, o casal deu entrada no hospital com a mãe dando à luz a gêmeos.

O primeiro bebê nasceu de parto normal e como o segundo não estava na posição correta, foi realizada uma cesariana, enquanto o primeiro bebê era levado para a incubadora. O procedimento de comum em caso de gêmeos.

Após o segundo parto, o médico procurou o pai e disse ter pedido desculpas, informando que o bebê havia sofrido uma “pequena queimadura” na incubadora que estava muito quente, mas que era algo simples. Ao retirar a roupa da criança o pai percebeu queimaduras graves por todo o corpo da criança.

Ainda de acordo com a advogada, o médico disse que a enfermeira não percebeu que a temperatura do aparelho estava muito quente e o bebê havia sido enrolado em um revestimento que o queimou. Já a segunda criança, apresentou problemas respiratórios. Diante disso, os irmãos foram internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O Portal de Notícias teve acesso à denúncia registrada pelo pai na ouvidoria do HU, onde ele relata que após uma semana internado, a criança vítima de queimaduras foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande (MS), que é especialista em queimaduras, no dia 25 de março, acompanhada da mãe, pois, devido a cirurgia do parto não pode tomar nenhuma medicação.

Com isso, o pai se desdobra para cuidar do filho recém-nascido que permaneceu no interior e dos outros filhos do casal, além de tentar acalmar à distância a esposa que está na Capital.

Por fim, a advogada destaca que o caso tem sido tratado como negligência da parte do HU e que o hospital ainda não se posicionou perante a família. Ela informa ainda que, nesta quinta-feira (30), será protocolado o boletim de ocorrência contra o hospital na Polícia Federal.

Em nota, o hospital lamenta o ocorrido e está à disposição da família para qualquer tipo de cuidado em saúde que for necessário.

"O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFGD/Ebserh), informa que, após um parto de gêmeos, um dos recém-nascidos se encontrava com temperatura corporal baixa, necessitando de cuidados para recuperação de sua temperatura corporal. Durante o procedimento, o recém-nascido sofreu queimaduras. O hospital realizou os primeiros atendimentos intensivos, informou os familiares e procedeu com a transferência para a Santa Casa de Campo Grande, centro especializado em cuidados de queimados. O HU-UFGD/Ebserh está apurando rigorosamente as razões que ocasionaram esse evento adverso. A unidade hospitalar lamenta profundamente o ocorrido e publicamente pede desculpas aos familiares, ressaltando a consternação de toda a equipe, vocacionada ao atendimento materno-infantil, com o momento que a família está vivenciando. A equipe multiprofissional da unidade hospitalar está à disposição da família para qualquer tipo de cuidado em saúde que for necessário", diz o comunicado. 

SIGA-NOS NO Google News