Polícia
Diretor da PED é investigado e afastado do cargo após operação
Esposa dele, Gislaine de Souza Fonseca Schveiger, também foi dispensada da função de diretora do Patronato Penitenciário
Sexta-feira, 14 Fevereiro de 2025 - 09:58 | Redação
![Diretor da PED é investigado e afastado do cargo após operação](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2025/02/14/2025-02-14-10-09-51.jpg)
Um dia após deflagrada a Operação Sátrapa, que resultou no afastamento do diretor da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Rangel Schveiger, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nomeou o policial penal Leoney Martins Duarte Barbosa, como interino. Ele é o atual diretor do Instituto Penal de Campo Grande e acumulará os cargos.
A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial do Estado pelo diretor presidente da Agência, Rodrigo Rossi Maiorchini, nesta sexta-feira (14/2).
Além da saída de Rangel, a divulgação oficial traz também a dispensa da esposa dele, Gislaine de Souza Fonseca Schveiger, da função de diretora do Patronato Penitenciário de Dourados. No lugar dela assume o posto Laiza Fernanda Martini da Silva.
Atualmente responsável pelo Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Dourados, Laiza também acumulará as duas funções neste primeiro momento.
Outra mudança, mas, devido ao período de férias do diretor-adjunto da PED, Khristian André Ribeiro Negri, segundo a portaria assinada por Rodrigo Rossi Maiorchini. O policial penal Richard Dias assume o cargo durante o período estabelecido entre hoje e 5 de março.
Operação
Na manhã de quinta-feira (13/2), agentes da Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagraram a Operação Sátrapa, com objetivo de apurar crimes cometidos dentro da PED. As investigações incluem homicídio, tráfico de drogas e corrupção de servidores públicos.
De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Dourados, Rio Brilhante, Naviraí e Marília (SP).
A investigação começou no ano passado, após informações indicarem que um policial penal teria facilitado a entrada de drogas e celulares na PED. Ele acabou preso em flagrante em julho de 2024, transportando aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes para o interior da unidade prisional.
Ainda conforme a PF, há também indícios da participação de servidores em um assassinato dentro do estabelecimento penal, ordenado por um interno.
“Durante as diligências, surgiram indícios da participação de policiais penais em um homicídio ocorrido dentro do presídio. Um interno, suposto integrante de organização criminosa, teria ordenado o crime”, diz o comunicado encaminhado pela Polícia.
Em nota, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) afirmou que após a operação, já havia designado interventores para responder pela administração da unidade enquanto o diretor se mantenha afastado, fato oficializadoUm dia após deflagrada a Operação Sátrapa, que resultou no afastamento do diretor da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Rangel Schveiger, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nomeou o policial penal Leoney Martins Duarte Barbosa, como interino. Ele é o atual diretor do Instituto Penal de Campo Grande e acumulará os cargos.
“Para garantir a continuidade da gestão, a Agepen designou interventores que responderão pela administração da unidade pelo período necessário. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a ética na administração penitenciária”, diz trecho do material.
A Penitenciária de Dourados é o maior estabelecimento penal de Mato Grosso do Sul e a estimativa é que a população carcerária no local chegue a 2,5 mil internos.
A Ficco é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar do MS, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Estadual e Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
(Com informações de Dourados News)
Diretor de presídio é afastado de cargo
Últimas Notícias
- Cultura - 18:17 Editais da Aldir Blanc têm resultados antecipados em MS
- Saúde - 17:58 Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
- Feminicdídio - 17:35 Jornalista e músico estavam de casamento marcado, segundo documento
- Oportunidades - 17:17 PF autoriza concurso com mil vagas para carreira policial
- Luto - 16:50 Prefeitura de Três Lagoas decreta luto oficial pela morte de jornalista
- Operação Faixa de Fronteira - 16:30 Operação apreende 7 mil t de maconha
- Finanças - 16:15 Evite armadilhas: 6 falsos investimentos que podem arruinar suas finanças
- Campo Grande - 15:50 Trânsito: Rua Jerônimo Benjamim passa a ser preferencial em cruzamento
- Investimento - 15:21 Energisa investirá R$ 771 milhões em Mato Grosso do Sul em 2025
- Animais - 15:00 Mulher é condenada por maus-tratos a cadela na Capital