Geral
Secretaria Municipal de Gestão apresenta processo do Estágio Probatório
Objetivo é a diminuição de custos e ampliar a transparência da gestão, com a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no município
Quarta-feira, 05 Junho de 2024 - 14:34 | Laura Cação
Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) iniciou o processo de modernização administrativa no âmbito da gestão de documentos, que tem como objetivo a diminuição de custos e ampliar a transparência da gestão. Com a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no município, todos os processos em papel serão gradualmente substituídos por uma abordagem totalmente eletrônica, trazendo eficiência e agilidade aos trabalhos administrativos.
Nesta segunda-feira, 3 de junho, a equipe da Comissão de Implantação do SEI da SEGES, se reuniu com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Finanças e Planejamentos (SEFIN), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Municipal Especial de Segurança, Defesa Social (SESDES) e demais pastas para apresentar o processo do Estágio Probatório no SEI dos novos servidores efetivos que irão iniciar o estágio a partir do mês de junho de 2024.
A reunião iniciou com a fala da Secretária Evelyse Oyadomari, que enfatizou as competências e papel da SEGES, no âmbito dos órgãos e entidades do município, no processo de implantação do SEI na Prefeitura de Campo Grande. “A implantação do SEI representa um marco significativo na modernização da gestão pública na capital. Com a introdução do Processo do Estágio Probatório, estamos não apenas agilizando os procedimentos administrativos, mas também garantindo maior transparência e eficiência. Este avanço reflete nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos e com a inovação tecnológica na administração municipal”, destacou Evelyse.
Tatiana Fernandes, presidente da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório (COMAV), apresentou o fluxo da tramitação que o processo deverá obedecer, conforme o Decreto Municipal n.12.802 de 12 de janeiro de 2016, bem como o panorama da mudança de paradigma da transição dos processos físicos para digitais.
A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), responsável pela implantação tecnológica, apresentou o ambiente virtual do SEI aos participantes, onde serão criados e tramitados os processos digitais de novas avaliações de Estágio Probatório, além de destacar as funcionalidades do sistema, seus potenciais e benefícios.
Por fim, a servidora Simone Dantas, presidente da Comissão de implantação SEI-SEGES, falou sobre a relação entre os processos que serão implementados no SEI e a Tabela de Assuntos do município. Abordou também sobre a importância do envolvimento dos órgãos no trabalho de elaboração do Plano de Classificação de Documentos e Temporalidades, de competência da SEGES, que posteriormente será implementado no SEI, visando atender às necessidades de assuntos para criação de processos no âmbito dos órgãos e entidades do município.
A implantação do SEI ocorrerá por etapas. O município não só reduzirá custos e aumentará a transparência da gestão, mas também dará um passo importante em direção à sustentabilidade, ao reduzir drasticamente o uso de papel.
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