• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Deputado apresenta propostas para fortalecer direitos do consumidor em MS

Dentre as iniciativas, está obrigatoriedade de agências de turismo informarem sobre políticas de cancelamento e reembolso

Segunda-feira, 21 Outubro de 2024 - 12:15 | Redação


Deputado apresenta propostas para fortalecer direitos do consumidor em MS
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), começaram a tramitar nesta quarta-feira (16) propostas do deputado Junior Mochi (MDB) relacionadas aos direitos do consumidor. O Projeto de Lei 224/2024 estabelece a obrigatoriedade de informações sobre políticas de cancelamento e reembolso nas agências de viagens e turismo no estado.

O objetivo da proposta é garantir que as agências forneçam informações claras sobre cancelamento, prazos e multas no momento da contratação de pacotes turísticos. Segundo Junior Mochi, a medida visa aumentar a transparência e proteger os consumidores de abusos, evitando multas desproporcionais e falta de informações.

Além disso, o deputado protocolou o Projeto de Lei 226/2024, que obriga revendedoras de veículos usados e seminovos a informar se o veículo foi oriundo de leilão, locadora, ou é recuperado ou salvado de seguradoras. A proposta prevê sanções conforme o Código de Defesa do Consumidor, com multas revertidas para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

Ambos os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, se aprovados, seguirão para votação nas comissões de mérito e em plenário.

SIGA-NOS NO Google News