Geral
Com praia interditada após ataques de peixes, Bonito diz ter gestão de segurança
Imasul interditou balneário famoso após sucessivos casos de banhistas feridos por peixes
Terça-feira, 08 Abril de 2025 - 15:15 | Redação

Considerado o centro de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, o município de Bonito passa por um momento delicado. Um dos seus principais balneários, a Praia da Figueira, está interditado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A decisão foi tomada após sucessivos relatos de ataques de peixes a banhistas no local.
Nesta terça-feira, 8 de Abril, dias depois da publicação da decisão do Imasul, a prefeitura de Bonito divulgou nota pública na qual informa ter acionado o governo do Estado, após tomar conhecimento dos ataques, e que tem Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em seus principais atrativos turísticos.
O caso mais recente de ataque veio à tona no fim do mês de Março, quando uma professora aposentada de 61 anos teve parte de seu dedo arrancado na Praia da Figueira em Bonito. Ela foi mordida por Tambaqui enquanto tomava banho no local. Vários semelhantes já haviam sido relatados anteriormente.

As paisagens exuberantes de Bonito atraem frequentemente visitantes do mundo inteiro interessados, principalmente, em flutuação ou mergulhos nas águas cristalinas e banhos de cachoeira, entre outras atividades.
A Praia da Figueira, por exemplo, é complexo amplamente visitado. Edificada próximo ao Rio Formoso, a lagoa artificial tem quiosques dentro d’água, um mirante com vista para o rio e uma área rasa onde os turistas costumam boiar para observar os peixes.
A interdição vale apenas para a lagoa. O restante das atividades fora da água, como trilhas e áreas de lazer em terra, foi liberado posteriormente, após pedido do empreendimento.

Nota do Imasul - Em nota sobre o assunto, o Imasul informa que a lagoa artificial permanecerá interditada, sendo exigida a instalação de barreiras físicas e educativas para impedir o acesso dos visitantes à água. Foram autorizadas somente as atividades terrestres e todas as que não envolvem o uso das lagoas. Leia abaixo na íntegra:
Nota de Esclarecimento – Imasul
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informa que, após análise técnica do pedido de reconsideração apresentado pelo empreendimento Praia da Figueira, foi revogada parcialmente a suspensão da Licença de Operação. Com essa decisão, permanecem suspensas todas as atividades na lagoa artificial, sendo autorizadas a retomada das demais atividades previstas na licença, desde que não envolvam contato com a lagoa.
A lagoa artificial permanecerá interditada, sendo exigida a instalação de barreiras físicas e educativas para impedir o acesso dos visitantes à água. Foram autorizadas somente as atividades terrestres e todas as que não envolvem o uso das lagoas.
Demais atividades do empreendimento estão liberadas, conforme previstas na Licença de Operação. As condicionantes gerais e específicas da licença permanecem vigentes, devendo ser rigorosamente cumpridas pelo empreendedor.
O Imasul reforça seu compromisso com a segurança dos turistas e a preservação ambiental, assegurando que todas as decisões são tomadas com base em critérios técnicos e legais.

Prefeitura - Na nota desta terça-feira, a prefeitura de Bonito relata ainda ter sido comunicada pelo Hospital João Darci Bigaton sobre a recorrência de acidentes envolvendo mordidas de peixes em visitantes na referida praia. O município encaminhou ofício ao SEMADESC/IMASUL relatando a situação.
Em resposta, conforme a prefeitura, o IMASUL tomou as providências necessárias junto ao atrativo, que já realizou as adequações cabíveis para garantir a segurança dos visitantes. "Ressaltamos que estamos sempre atentos a situações pontuais que possam surgir, com o objetivo de aprimorar continuamente a qualidade da experiência dos turistas em nosso município", diz a nota.
A prefeitura afirma que Bonito tem implementado o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em seus principais atrativos turísticos, incluindo os dois atrativos públicos gerenciados pela Prefeitura – a Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal. O SGS tem como objetivo a adoção de práticas consagradas de segurança no ecoturismo e turismo de aventura no Brasil.

"Com essas medidas, os atrativos se preparam para lidar com as mais diversas situações, reduzindo significativamente a probabilidade de acidentes, identificando oportunidades de melhoria contínua e proporcionando uma experiência ainda mais segura e positiva aos visitantes que escolhem Bonito como destino."
Tambaqui - O tambaqui (Colossoma macropomum), conhecido popularmente como pacu vermelho, é um peixe de origem amazônica, sendo considerado exótico em MS. Ele e outras espécies como pacus e dourados foram introduzidos artificialmente na lagoa.
O tambaqui pode atingir a 110 com de comprimento, sendo da mesma família da piranha e do pacu (Serrasalmidae), porém sua dieta se constitui de castanhas, frutas e sementes que caem na água e caracóis, tendo grande força na mordida, o que preocupa as autoridades ambientais.
Praia da Figueira - A Praia da Figueira, por sua vez, adotou novas medidas de segurança após o ocorrido. Segundo informações, foram instaladas fitas de isolamento, houve reforço da equipe de orientação aos turistas. Também foi montada uma barreira de contenção para os peixes.
Últimas Notícias
- Abril Verde - 18:18 Três Lagoas promove conferência e capacitações em alusão ao Abril Verde
- Concessionária - 17:50 Canais digitais facilitam dia a dia, mas é preciso estar atento à segurança
- TVMS Record - 17:17 Brasileirão antecida Cidade Alerta MS
- Fronteira - 17:15 PF e PMR apreendem cerca de 60 kg de drogas na fronteira com o Paraguai
- Campo Grande - 16:50 Guarda Civil tem prisão decreta por roubos de celulares
- Ribas do Rio Pardo - 16:31 Polícia prende dupla que vendia drogas em alojamento em empresa
- Dourados - 16:10 Cobra cascavel é resgatada em quintal de casa em Dourados
- Operação "Backstage" - 15:53 Operação do Gaeco apura irregularidades em contratos públicos em Três Lagoas
- Campo Grande - 15:36 Fotógrafa que sofreu acidente com fios soltos recebe apoio na Câmara
- Literatura Regional - 15:15 #DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'