Geral
#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'
Obras de autor apaixonado pelas letras fazem parte da promoção de aniversário do Diário Digital
Quarta-feira, 16 Abril de 2025 - 15:15 | Redação

Um doutor apaixonado por literatura. Tão apaixonado que, para ele, a felicidade, é ela. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos pode ser assim descrito. Seu livro 'A Felicidade Pela Literatura: Ensaio Entre Autobiografia e Obra', faz parte da promoção de aniversário dos 14 anos Diário Digital que distribuirá sacolas de obras regionais aos internautas. Saiba mais sobre a promoção abaixo nesta mesma matéria.
O currículo é gigante. Resumindo trata-se de um escritor, professor universitário e crítico literário comparatista. Merece destaque também sua dedicação acadêmica. Ele atuou como professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em todo MS, pois desenvolveu um extenso trabalho para incentivar o estudo e a pesquisa da literatura regional e da literatura comparada, com participação em congressos nacionais e internacionais.
Parte dessa jornada aparece no livro A Felicidade Pela Literatura. Segundo ele, a obra rememora 40 anos de vida acadêmica, em um ensaio que dá ao texto autobiográfico um caráter poético e até mesmo didático, construído por meio da articulação de lembranças, pensamentos e reflexões. "Só se pode viver da literatura pelo amor, da literatura raramente provém fama e riqueza, mas essa escolha é sempre uma escolha apaixonada, é uma felicidade, uma predestinação", reflete.

O livro tem como objetivo inspirar todos os que trilham a desafiadora trajetória acadêmica, revelando a construção de uma carreira de sucesso através da superação de dificuldades e obstáculos. Como resume Maria do Carmo Brazil, docente titular da UFGD, é uma mistura de prestação de contas, autocrítica e reflexão.
"Apesar da dificuldade de traçar a escrita de uma trajetória, o autor trouxe a reflexão de toda uma luta acadêmica, como se tivesse feito uma lenta viagem para alcançar o seletivo contato com o conhecimento, aproximando-se, na medida do possível, daqueles que podiam ajudá-lo no processo de superação de limites", completa
Paulo Sérgio Nolasco - Nascido em Dourados/MS, onde reside, Paulo Nolasco muito cedo descobriu a Literatura. Ele, que – ao descobrir a literatura, percebeu a felicidade – atribui o impacto da ficção clariceana como um dos fatores decisivos para o futuro da sua vida acadêmica. Em 1981, aos 22 anos, graduou-se em Letras pela UFMS. Em 1982, foi aprovado em Exame para o Mestrado em Literatura, da Universidade de Brasília (UnB), que concluiu no período de dois anos e meio.

Em 1985, com o título de Mestre, área de Teoria da Literatura, ingressou na UFMS, através de concurso público – e em 1988, por novo concurso, obteve a condição de Professor em regime de dedicação exclusiva. Nos anos de 1989 a 1993, cursou mais seis disciplinas em nível de Doutorado, na UFMG.
A partir daí, Paulo Nolasco realizou intensivamente relevantes encargos docentes: além do ensino, com carga horária máxima, ministrou cursos e disciplinas na graduação e na pós-graduação, nível de especialização e de mestrado.
Em 2006, foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, sendo empossado na Cadeira nº 20. O imortal participa da promoção do DD com os seguintes títulos: 'Fronteiras do Local', 'Literatura, Interseções, Transversões', 'Literatura e Linguística', 'Frases Enternecidas' , 'Estes textos, Estes Restos' e ‘A Felicidade pela Literatura.’
Vale mencionar que a academia tem 40 cadeiras ao todo. Vale à pena conhecer os demais ocupantes, o que está ao alcance de um clique no site oficial da ASL/MS.

Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.
Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.
Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.

Últimas Notícias
- Economia - 18:30 Economia brasileira ficou estagnada em Fevereiro, mostra prévia da FGV
- Polícia - 18:06 'Ele olhava nos meus olhos e me esfaqueava'
- Oportunidade - 17:48 Casa do Trabalhador da Funtrab é inaugurada na cidade de Inocência
- Nacional - 17:17 Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões
- Minha casa minha vida - 16:50 Entenda a nova Faixa Minha Casa Minha Vida e veja quem tem direito
- Meio Ambiente - 16:16 Prefeitura abre consulta pública sobre estudos de impacto de vizinhança
- Saúde - 15:50 HU Humap-UFMS/Ebserh realiza Mutirão de Coloproctologia no dia 21
- Saúde - 15:15 Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
- Poder Judiciário - 14:45 TJ promove webinário sobre direitos das crianças e adolescentes indígenas
- Economia - 14:00 Campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica