• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'

Obras de autor apaixonado pelas letras fazem parte da promoção de aniversário do Diário Digital

Quarta-feira, 16 Abril de 2025 - 15:15 | Redação


#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'
(Foto: Luiz Alberto)

Um doutor apaixonado por literatura. Tão apaixonado que, para ele, a felicidade, é ela. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos pode ser assim descrito. Seu livro  'A Felicidade Pela Literatura: Ensaio Entre Autobiografia e Obra', faz parte da promoção de aniversário dos 14 anos Diário Digital que distribuirá sacolas de obras regionais aos internautas. Saiba mais sobre a promoção abaixo nesta mesma matéria.

O currículo é gigante. Resumindo trata-se de um escritor, professor universitário e crítico literário comparatista. Merece destaque também sua dedicação acadêmica. Ele atuou como professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em todo MS, pois desenvolveu um extenso trabalho para incentivar o estudo e a pesquisa da literatura regional e da literatura comparada, com participação em congressos nacionais e internacionais.

Parte dessa jornada aparece no livro A Felicidade Pela Literatura. Segundo ele, a obra rememora 40 anos de vida acadêmica, em um ensaio que dá ao texto autobiográfico um caráter poético e até mesmo didático, construído por meio da articulação de lembranças, pensamentos e reflexões. "Só se pode viver da literatura pelo amor, da literatura raramente provém fama e riqueza, mas essa escolha é sempre uma escolha apaixonada, é uma felicidade, uma predestinação", reflete.

#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'
(Foto: Luiz Alberto)

O livro tem como objetivo inspirar todos os que trilham a desafiadora trajetória acadêmica, revelando a construção de uma carreira de sucesso através da superação de dificuldades e obstáculos. Como resume Maria do Carmo Brazil, docente titular da UFGD, é uma mistura de prestação de contas, autocrítica e reflexão.

"Apesar da dificuldade de traçar a escrita de uma trajetória, o autor trouxe a reflexão de toda uma luta acadêmica, como se tivesse feito uma lenta viagem para alcançar o seletivo contato com o conhecimento, aproximando-se, na medida do possível, daqueles que podiam ajudá-lo no processo de superação de limites", completa

Paulo Sérgio Nolasco - Nascido em Dourados/MS, onde reside, Paulo Nolasco muito cedo descobriu a Literatura. Ele, que – ao descobrir a literatura, percebeu a felicidade – atribui o impacto da ficção clariceana como um dos fatores decisivos para o futuro da sua vida acadêmica. Em 1981, aos 22 anos, graduou-se em Letras pela UFMS. Em 1982, foi aprovado em Exame para o Mestrado em Literatura, da Universidade de Brasília (UnB), que concluiu no período de dois anos e meio.

#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'
(Foto: Luiz Alberto)

Em 1985, com o título de Mestre, área de Teoria da Literatura, ingressou na UFMS, através de concurso público – e em 1988, por novo concurso, obteve a condição de Professor em regime de dedicação exclusiva. Nos anos de 1989 a 1993, cursou mais seis disciplinas em nível de Doutorado, na UFMG.

A partir daí, Paulo Nolasco realizou intensivamente relevantes encargos docentes: além do ensino, com carga horária máxima, ministrou cursos e disciplinas na graduação e na pós-graduação, nível de especialização e de mestrado.

Em 2006, foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, sendo empossado na Cadeira nº 20.  O imortal participa da promoção do DD com os seguintes títulos: 'Fronteiras do Local', 'Literatura, Interseções, Transversões', 'Literatura e Linguística', 'Frases Enternecidas' , 'Estes textos, Estes Restos' e ‘A Felicidade pela Literatura.’

Vale mencionar que a academia tem 40 cadeiras ao todo. Vale à pena conhecer os demais ocupantes, o que está ao alcance de um clique no site oficial da ASL/MS.

#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'
(Foto: Luiz Alberto)

Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.

Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.

Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.

Conheça os imortais que participam da promoção de aniversário do DD
Diário Digital festeja 14 anos e vai sortear livros de escritores regionais aos internautas (Foto: Valdelice Bonifácio)

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  livros  literatura  diario-digital  aniversario