Geral
Cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico é aberto para pessoas físicas
Brasileiros podem se registrar na plataforma, que permite receber comunicações processuais de forma digital, a partir do dia 24
Segunda-feira, 04 Novembro de 2024 - 11:30 | Redação
Desde o dia 24 de Outubro, pessoas físicas em todo o Brasil podem se registrar no Domicílio Judicial Eletrônico, uma plataforma que permite o recebimento e acompanhamento de comunicações processuais enviadas pelos tribunais. Essa etapa segue o encerramento do período de cadastro voluntário para empresas no sistema, conforme estabelecido pela Resolução CNJ nº 455/2022.
O registro é opcional e, uma vez realizado, o usuário passará a receber comunicações pessoais exclusivamente pela plataforma. É fundamental que os usuários mantenham suas informações atualizadas, pois aqueles que não confirmarem o recebimento de citações dentro do prazo legal e não apresentarem justificativa podem ser multados em até 5% do valor da causa. O registro no sistema pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário.
O Domicílio Judicial Eletrônico é utilizado para comunicações que exigem vista pessoal, como citações iniciais ou intimações que requerem a participação direta da parte no processo. Para advogados, a plataforma oferece a possibilidade de verificar se há comunicações direcionadas aos seus clientes.
Desenvolvido no âmbito do Programa Justiça 4.0, o sistema é uma solução tecnológica 100% digital e gratuita, que visa facilitar e agilizar o acompanhamento de citações e notificações processuais. Essa inovação substitui o envio de cartas físicas e a atuação de oficiais de justiça, integrando os esforços de transformação digital do Poder Judiciário.
Além de proporcionar agilidade, a digitalização e centralização das informações geram economia de recursos humanos e financeiros, com a previsão de redução de até 90% nos custos relacionados ao envio de comunicações.
Para auxiliar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza materiais de apoio e um curso sobre o Domicílio Judicial Eletrônico na plataforma de aprendizagem do CNJ, promovendo capacitação e suporte aos novos usuários do sistema.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias
- Trânsito - 14:10 Juizado Especial de Trânsito funciona normalmente durante recesso do TJMS
- Três Lagoas - 13:45 Deck da Lagoa Maior é inaugurado em Três Lagoas com investimento de R$ 1 milhão