Geral
Assassinos de fã de Taylor Swift têm extensa ficha criminal
Gabriel Mongenot foi morto a facadas no Rio de Janeiro; corpo será sepultado em Campo Grande
Segunda-feira, 20 Novembro de 2023 - 16:48 | Taís Wölfert
Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, 25 anos, foi morto no Rio de Janeiro (RJ) a facadas durante um assalto no domingo, dia 19. Ele dormia na praia quando acordou assustado com a gritaria em volta dos amigos. Os três responsáveis pelo crime já tinham passagem anterior pela Polícia, inclusive por delito cometido na mesma semana. A vítima foi morta a facadas durante um assalto, quando dormia na areia da praia.
De acordo com o "O Dia", Alan Ananias Cavalcante e Anderson Henrique Brandão foram presos logo após o ocorrido, mas o terceiro integrante, Jonathan Batista Barbosa, foi preso por volta das 16h de domingo, dia 19, na Lapa, no Centro do Rio. Os três possuem extensa ficha criminal, sendo os dois primeiros presos pelo furto de 80 barras de chocolate, na quinta-feira, dia 16, e soltos em audiência de custódia cerca de 12 horas antes da morte de Gabriel. O determinado pela Justiça foi o cumprimento de algumas medidas cautelares, como não saírem do estado por mais de sete dias e não ingressassem nas unidades da rede de lojas durante o processo.
As passagens do trio pela polícia incluem tráfico de drogas e homícidio. Alan já foi abordado 42 vezes pela polícia e possui sete anotações pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, lesão corporal, homicídio, tráfico de drogas e receptação. Anderson, que em depoimento confessou a participação no crime e foi reconhecido por testemunhas, têm 14 anotações criminais e já foi abordado 56 vezes. Jonathan, que é apontado como o autor das facadas, têm dez passagens por ofensa, roubo, furto e homicídio.
Segundo testemunhas, Gabriel estava com um grupo de amigos na areia, até que os assaltantes chegaram. Foram levados dois celulares e a chave de um veículo. Gabriel dormia quando o assalto teve início, acordou assustado e foi ferido.
Gabriel estava na cidade para assistir ao show de Taylor Swift no estádio Nilton Santos. Ele estava hospedado, desde sexta-feira, dia 17, em um hotel na Barra da Tijuca. O jovem era estudante de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas é natural de Campo Grande (MS). O Grêmio de Engenharia Aeroespacial (Graero) e o Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia (DAEng) da faculdade, em redes sociais, publicaram uma nota sobre a morte de Gabriel.
"Neste momento, buscamos a solidariedade do corpo docente e discente. O falecimento do Gabriel traz uma perda inestimável à família, amigos e à comunidade estudantil. No curso, Gabriel deixa a gentileza, dedicação, carinho e amor, e assim será lembrado. Nossos sentimentos estão com amigos e familiares", dizia a nota.
Gabriel também integrou a Equipe Czar Space de Competição e Pesquisa em Pequenos Satélites durante dois anos, a equipe também se pronunciou. "Muito querido por todos, Gabriel foi uma das melhores pessoas que se poderia conhecer, sempre muito empático e gentil, e também extremamente dedicado, nossa equipe não seria a mesma sem sua jornada conosco. Sua partida deixa muita saudade e um grande legado na nossa equipe. Apesar da dor que sentimos, a lembrança da sua presença sempre nos trará felicidade e senso de pertencimento e segurança. Obrigada por tudo que compartilhamos, chefinho. Você sempre terá um lugar nos nosso corações".
O estudante de engenharia era filho único da secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social (SAS) Campo Grande, Inês Mongenot. A prefeita Adriane Lopes declarou apoio para Inês. "Neste período de tamanha tristeza, desejo que a paz seja o refúgio que os console e guie na jornada de superação. Que a lembrança do seu filho Gabriel seja um farol de amor e que vocês encontrem conforto nos momentos mais difíceis. Estou aqui, com toda a disponibilidade e carinho, para apoiá-la no que for preciso"
No domingo, parentes compareceram ao Instituto Médico Legal (IML) para liberar o corpo. Ele será sepultado com a roupa que customizou para assistir ao show da cantora Taylor Swift. O corpo está a caminho da capital de Mato Grosso do Sul e será sepultado terça-feira, dia 21, às 16h.
Últimas Notícias
- UFGD - 18:15 Família de gestante doa kits de higiene para pacientes no HU-UFGD
- Tentativa de Feminicídio - 17:51 Mulher tem faca cravada no ombro após ser agredida pelo ex-companheiro
- Campo Grande - 17:30 Detento confessa ter matado colega de cela após 'ordem divina'
- Homicídio - 17:10 Jovem é assassinado a facadas pelo próprio irmão em Caracol
- Investigação - 16:53 Homem é morto a facadas e adolescente é suspeito no interior de MS
- Dinheiro público - 16:36 Nova plataforma do TCE realiza fiscalização integrada da gestão pública
- Homicídio - 16:10 Homem morre após ser baleado no bairro Cervejaria em Corumbá
- Política - 15:50 Novo prefeito de Três Lagoas decreta exoneração coletiva de servidores
- Política - 15:32 Riedel tira férias e Barbosinha governa
- Caarapó - 15:10 Mulher é presa suspeita de matar marido com paulada na Aldeia Te’yikue