• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Cursos

UFGD oferece 60 vagas para a Licenciatura em Educação do Campo

Vagas são divididas nas habilitações em Ciências da Natureza e em Ciências Humanas

Quarta-feira, 19 Outubro de 2022 - 18:18 | Redação


UFGD oferece 60 vagas para a Licenciatura em Educação do Campo
(Foto: Divulgação)

Com objetivo de ampliar a oferta de ensino superior para quem vive na zona rural, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está recebendo as inscrições dos interessados em prestar o vestibular da Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2023). 

As vagas são divididas nas habilitações em Ciências da Natureza (30 vagas) e em Ciências Humanas (30 vagas) e as aulas são realizadas na modalidade de alternância, com duas etapas presenciais na universidade e duas etapas com atividades assistidas nas comunidades dos educandos.

O grupo prioritário para a totalidade das vagas é intitulado “populações do campo” e está definido no edital do PSLEDUC-2023 como: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.

Ter apenas esse grupo prioritário é uma novidade da edição 2023 do vestibular para esse curso. Antes eram quatro grupos, envolvendo os professores e funcionários das escolas rurais. A mudança veio com a Resolução COUNI UFGD n.º 286, de 05/09/2022, em busca de facilitar o entendimento sobre o público-alvo e também para atender a demanda atual de candidatos, tendo em vista que grande parte dos trabalhadores das escolas do campo já foi contemplada nos anos anteriores.

Quem não se enquadra no grupo prioritário pode concorrer às vagas remanescentes que poderão surgir e que serão distribuídas de acordo com a Lei n.º 12.711/2012, que reserva metade das vagas para quem cursou todo o Ensino Médio em escola pública. Os critérios para essa reserva de vagas é a renda familiar, a cor e raça - de acordo com a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas do último censo do IBGE (51,95%) - e a proporção de pessoas com deficiência, também segundo o censo do IBGE (21,48%). 
 
Inscrições e provas - Por ser uma política específica para educação no campo, todos os candidatos inscritos neste vestibular estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Para inscrever-se é necessário ler todo o edital de abertura do vestibular e depois seguir essas etapas: 1) acessar a “Área do Candidato” (https://selecao.ufgd.edu.br/); 2) realizar o cadastro em “Novo Cadastro”; 3) preencher os dados solicitados e gerar login e senha;  4) preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de ingresso  e a opção pela língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês) e 5) responder o questionário socioeconômico. O período de inscrições terminará em 9 de dezembro. 

As provas de redação e objetiva – 60 questões – acontecerão em 5 de fevereiro de 2023, à tarde, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá. 

Os aprovados precisarão comprovar, na hora da matrícula, que pertencem ao grupo prioritário apresentando um dos seguintes documentos: comprovante de residência no campo; declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como AGRAER, INCRA, Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  oportunidades  ufgd  educacao  campo  zona-rural