Política
TRE-MS encerra curso de formação política com abraço simbólico a favor da democracia
Formação oferecida pela Justiça Eleitoral debateu questões sobre cidadania e direitos
Sexta-feira, 05 Agosto de 2022 - 16:54 | Isabela Duarte
O Curso Básico de Formação Jurídica para Política, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), realizou sua cerimônia de encerramento na tarde desta sexta-feira, 05 de Agosto. Estiveram presentes autoridades do poder judiciário e alunos da formação.
Iniciado no dia 2 de Julho, o objetivo do curso é esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a política e o cenário democrático brasileiro. As aulas ocorreram de modo online, contemplando populares de outros estados, e presencial.
São mais de 60 certificados emitidos para os participantes. Formação foi voltada à comunidade em geral, com presença de líderes de movimentos LGBTQIAP+ e Negro, estudantes, universitários, candidatos e líderes comunitários.
A coordenadora do curso, Juíza Federal Dr. Raquel Domingues Amaral, afirma que o objetivo do tribunal é “trabalhar a educação para a cidadania”, esclarecendo a importância do voto, da Justiça Eleitoral (que está completando 90 anos) e a confiabilidade das urnas eletrônicas.
“O curso esclarece e elimina desinformações. A importância é formar cidadãos conscientes sobre a importância da democracia, então o curso esclarece muitas dúvidas que o eleitor tem”, explica Dr. Raquel.
Servidor Público, Laudo Pinheiro da Silva, de 52 anos, foi um dos participantes da formação. Ele frisa a importância da população entender a política sob o prisma da constituição e das leis.
“O cidadão, conhecendo seus direitos, tem argumentos, pode defender a democracia e se tornar pró-ativo em sua defesa”, afirma.
Durante a cerimônia, a coordenadora falou aos presentes sobre a importância da razão para resolver conflitos políticos e dialogar sobre a convivência política e social. Usando a metáfora de labirinto, exortou sobre a importância do debate e tolerância.
Para ela, “labirinto da pós-modernidade” há uma pluralidade de cidadãos e também desinformação, que bloqueia caminhos para o diálogo. A intolerância e a mentira são os principais bloqueios para a democracia.
“Nossas mãos entrelaçadas nos tirarão do labirinto”, afirmou a Juíza Federal, pedindo para todos darem as mãos em gesto simbólico do lado externo do prédio do TRE.
/
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Campo Grande - 16:45 Cobra pega 'carona' em carro na Capital
- Oportunidades - 16:32 Marfrig abre novas vagas de emprego em unidade de MS
- Violência Doméstica - 16:10 Músico que agrediu jornalista com filha no colo é solto com tornozeleira eletrônica
- Hidratação - 15:52 Expogrande 2025 conta com bebedouros com água gelada e de graça
- Tráfico de Drogas - 15:30 Polícia apreende dois carros furtados com mais de 1 tonelada de drogas
- Agro - 15:00 Expogrande: governo anuncia parceria para ‘campo mais seguro’
- Abuso Sexual - 14:50 Homem é preso suspeito de estuprar a própria sobrinha de 5 anos
- Tráfico de Drogas - 14:33 PRF apreende 368 kg de cocaína escondida em caminhão na BR-262
- Investigação - 14:10 Vídeo: Pitbull é morto asfixiado
- Oportunidades - 13:50 Vagas de emprego e estágio na Expogrande