• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2023

Ação proporciona conhecimento a respeito do funcionamento e estrutura do Poder Legislativo

Domingo, 12 Fevereiro de 2023 - 07:51 | Agência Senado


Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2023
(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa destinada a jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais e do DF com o objetivo de proporcionar conhecimento a respeito do funcionamento e estrutura do Poder Legislativo.  As inscrições estão abertas desde quarta-feira (8) e vão até 5 de maio. Saiba mais em senado.leg.br/jovemsenador.

“O Programa Jovem Senador representa uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira, porque os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”,  afirma a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom) do Senado, Érica Ceolin.

Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de Inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.  

Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos.

Fonte: Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News