• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Três são presos por aplicar 'Golpe do Cartão Retido' em agências da capital

Vítimas eram orientadas a ligar para um 0800 falso após ter cartão retido

Segunda-feira, 03 Fevereiro de 2025 - 08:20 | Redação


Três são presos por aplicar 'Golpe do Cartão Retido' em agências da capital
Foram encontrados com eles adesivos com logotipos de instituições financeiras e um falso número 0800 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Neste domingo (02), três homens de 27,28 e 30 anos, foram presos em flagrante delito pela prática dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado mediante fraude em agências bancárias de Campo Grande. 

De acordo com o boletim de ocorrência, os três suspeitos vieram de Brasília (DF), para Campo Grande (MS), com o intuito de praticar diversos crimes em agências bancárias, na modalidade conhecida como “GOLPE DO CARTÃO RETIDO”. 

O grupo criminoso vai nas agências-alvo e, primeiramente, coloca um adesivo ou um grampo por dentro do suporte de inserção de cartões do caixa de autoatendimento, para que ele fique travado/ retido na máquina; simultaneamente, os agentes delitivos colam, naquela mesma máquina, um adesivo com um suposto número 0800, para que a vítima, após ficar com seu cartão preso, ligue. 

Essa ligação, no entanto, era direcionada a um número pertencente à própria organização criminosa, que instruía a vítima a fornecer uma série de informações pessoais, incluindo suas senhas bancárias. Após isso, quando a vítima saía da agência bancária, um dos criminosos se dirigia até o caixa de autoatendimento e retirava o cartão, utilizando-o junto à senha informada para realizar a subtração de valores da conta da vítima.

Após a captura dos três envolvidos pelo GARRAS, foram encontrados com eles adesivos com logotipos de instituições financeiras e um falso número 0800, além de grampos de cabelo, usados para montar uma “armadilha” dentro dos caixas de autoatendimento, retendo os cartões das vítimas.

Também foi apreendido com os criminosos um cartão pertencente a uma das vítimas, que, ao ser localizada, relatou já ter ligado para o número 0800 falso e repassado sua senha bancária. Ela foi orientada a bloquear o cartão e, assim, evitou maiores danos financeiros.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para o GARRAS, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado por fraude.

SIGA-NOS NO Google News