• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Mais de 90 integrantes do Comando Vermelho são presos em MS

Operação deflagrada nesta manhã pelo Gaeco mira na atuação da facção criminosa no Estado

Sexta-feira, 05 Maio de 2023 - 13:27 | Victória de Oliveira


Mais de 90 integrantes do Comando Vermelho são presos em MS
Policiais cumprem mandados de prisão ao redor de MS - (Foto: Divulgação/MPMS)

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) cumpre nesta sexta-feira, 05 de maio, mais de 90 mandados de prisão ao redor de Mato Grosso do Sul, de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A ação ocorre no âmbito da Operação Bloodworm, deflagrada hoje. Entre os presos estão advogados e policiais penais.

Informações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) os agentes do Gaeco cumprem 92 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão. São alvos no estado integrantes do CV que moram em Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Dois Irmãos do Buriti. A ação ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Mato Grosso. 

Todos os mandados foram expedidos contra integrantes da organização criminosa nacional conhecida como Comando Vermelho, dentre eles advogados e policiais penais. As investigações do Gaeco ocorrem há 15 meses. A atuação da facção em Mato Grosso do Sul ainda é “tímida”, com finalidade de estruturação e expensão no estado, ponto importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo, por conta das fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Mais de 90 integrantes do Comando Vermelho são presos em MS
Ação ocorre em diversos estados do país - (Foto: Divulgação/MPRJ)

O CV-MS teve início pela união de lideranças no interior da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II. Mesmo com alta segurança, a circulação de celulares no local era alta e se dava por intermédio de participação criminosa de policiais penais corrompidos e de advogado a serviço da facção. 

O uso criminoso dos eletrônicos e as ações de “pombo-correio” empreendidas pelos advogados da facção, também conhecido como ‘gravatas’. permitiam o contato entre os faccionados presos e os comparsas em liberdade, a fim de traçar o planejamento de crimes como roubos, tráfico de drogas e comércio de armas.

Equipes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro, dos GAECOs dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e da GISP prestaram apoio operacional ao GAECO/MS. A operação contou também com a participação das Comissões de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no MS, MT e RJ.

Mais de 90 integrantes do Comando Vermelho são presos em MS
Operação apreendeu armas e munições -  (Foto: Divulgação/MPMS)

CV - O Comando Vermelho foi fundado no Rio de Janeiro há mais de 40 anos por custodiados do sistema penitenciário daquele Estado e desde então se proliferou por todo o Brasil, possuindo tanto integrantes reclusos quanto em condição de liberdade. 

A atuação desta facção é voltada para obtenção de vantagem financeira em prol do progresso da organização criminosa e para a imposição de uma espécie de poder paralelo ao do Estado, o que busca alcançar por meio da prática habitual e reiterada de nefastos crimes, como roubos, homicídios contra rivais e agentes de segurança pública, tráfico de drogas e de armas, além da corrupção de agentes públicos.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  operacao  gaeco  mpms  comando-vermelho