• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Em primeiro dia de operação PMA apreende 417 quilos de pescado irregular

Operação semana santa vai até meia-noite do dia 21 de abril com o objetivo de inibir pesca ilegal

Quinta-feira, 17 Abril de 2025 - 09:58 | Redação


Em primeiro dia de operação PMA apreende 417 quilos de pescado irregular
Operação Semana Santa segue até a 0h do dia 21 de abril, com equipes da PMA mobilizadas em todo o Estado para coibir crimes ambientais (Foto: PMA)

Durante a abordagem a uma embarcação que realizava o transporte de pescado, os policiais localizaram grande quantidade de peixes armazenados em sete caixas, uma bolsa térmica e um freezer. Entre as espécies identificadas estavam cachara, pintado, tambaqui, barbado, pacu, piavuçu e piraputanga jurupoca, piranha e palmito.

A vistoria revelou que 39 exemplares da espécie pacu apresentavam tamanho inferior ao permitido pela legislação ambiental vigente. Também foram encontrados 20 kg de pescado já beneficiado (limpo e preparado), incluindo exemplares de pacu, piauvuçu e piraputanga o que é proibido sem nota fiscal que comprove sua origem.

O responsável pela embarcação informou não possuir licença ambiental para pesca e afirmou ter coletado o pescado em diversos pontos ao longo do rio Paraguai, sem saber identificar os remetentes da carga.

Cabe destacar que tanto o pescador amador quanto o profissional devem portar a devida Autorização Ambiental para Pesca, emitida pelo Imasul, para comprovação da origem e do limite de captura. Além disso, a presença de exemplares fora da medida permitida, por si só, já configura infração que justifica a apreensão de todo o pescado.

Diante das irregularidades, foram apreendidos o pescado, a embarcação e os materiais, sendo todos encaminhados, junto com o autor, à Delegacia de Polícia Federal de Corumbá para os procedimentos legais. Também foi lavrado um auto de infração administrativa no valor de R$ 9.040,00 (nove mil e quarenta reais).

A Operação Semana Santa segue até a 0h do dia 21 de abril, com equipes da PMA mobilizadas em todo o Estado para coibir crimes ambientais, com ênfase na fiscalização da pesca.

SIGA-NOS NO Google News