• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Avião roubado de Almir Sater pode ter sido usado pelo tráfico na Bolívia

Roubo da aeronave ocorreu no dia 6 de setembro em 2021 no município de Aquidauana (MS)

Quinta-feira, 05 Janeiro de 2023 - 14:51 | Marina Romualdo


Avião roubado de Almir Sater pode ter sido usado pelo tráfico na Bolívia
(Foto: Divulgação)

O avião do cantor Almir Sater pode ter sido usado para tráfico de drogas na Bolívia. Durante a operação no fim de ano passado, houve uma grande apreensão e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul suspeita que os aviões apreendidos podem ser os mesmos roubados em Aquidauana (MS). O roubo ocorreu no dia 06 de setembro de 2021 do Aeroclube, no interior.

No dia 27 de dezembro, a Polícia Boliviana prendeu 38 pessoas, lacrando 29 hangares e apreendeu 66 aeronaves que guardam inúmeras semelhanças com as aeronaves subtraídas no Brasil. Elas estão adulteradas em suas características originais – prefixo, cor, componentes. Os aviões estão no Aeroporto de La Cruceña, localizado no município de Bolívia.

Sendo assim, foi representado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) para que por meio das vias hierárquicas necessárias, fosse autorizado o ingresso oficial de equipe policial e pericial especializada em repressão qualificada a crimes aeronáuticos na Bolívia, para realizar diligências em torno das aeronaves apreendidas.

A delegada do DRACCO, Ana Cláudia Medina afirma que os envolvidos foram identificados e alguns foram presos preventivamente. "Identificamos os responsáveis pelo o roubo e, agora falta apenas realizar a recuperação dos bens. Além disso, recebemos fotos que possuem bastante semelhança das aeronaves roubadas em Aquidauana. Estamos aguardando o posicionamento do Governo da Bolívia para nossa entrada no país".

Avião roubado de Almir Sater pode ter sido usado pelo tráfico na Bolívia

Relembre o caso – Durante a madrugada no dia 06 de setembro de 2021, um grupo de homens fortemente armados e encapuzados – formados por brasileiros e bolivianos, invadiram o Aeroclube de Aquidauana. No local, o caseiro e sua família foram mantidos em cárcere privado mediante as graves ameaças e violências.

Os bandidos roubaram três aeronaves e, que eles teriam sido levados, conforme a investigação, para território estrangeiro, constatando se que a destinação tenha sido a Bolívia.

Em diligências, os policiais do município e do DRACCO localizaram um local que teria servido de base operacional para os criminosos. A equipe encontrou diversos vestígios de instrumentos utilizados no crime.

Na data, quatro suspeitos envolvidos no crime foram identificados, inclusive o autor intelectual, mentor do crime – Laudelino Ferreira Vieira, vulgo Lino. Naquele dia, dois integrantes da organização criminosa foram presos em flagrante, confessaram participação e delataram parte dos comparsas.

Ainda durante as investigações, a polícia prendeu mais dois integrantes do grupo criminoso, um deles capturado na Bolívia e recambiado ao DRACCO para o interrogatório. Existem mandados de prisão preventiva já decretadas a pedido do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado e que seguem em aberto tendo em vistas que os autores estão foragidos no país boliviano, bem como, medidas ininterruptas foram adotadas para recuperação das aeronaves subtraídas.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  apreensao  aviao  aquidauana  bolivia  almir-sater  cantor