Polícia
Aluno que matou professora usava máscara de caveira; Veja vídeo
Vítima fatal, de 71 anos, tentou impedir o atentado; outras cinco pessoas ficaram feridas
Segunda-feira, 27 Março de 2023 - 17:11 | Marina Romualdo
O aluno que esfaqueou professores e colegas de turma na Escola Estadual Thomazia Montoro, foi identificado apenas como Guilherme, de 13 anos de idade. De acordo com informações de testemunhas entrevistadas pela Record TV, no momento do ataque ele usava máscara de caveira. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de Março.
Emocionalmente abalados, os estudantes revelaram que o menor infrator teria brigado com outro aluno na semana passada. Revoltado, o agressor premeditou o crime. "Ele entrou na sala mascarado e com uma faca, aí atacou o menino, aí a professora foi defender e acabou sendo esfaqueada também", revelou um adolescente que presenciou o crime.
Segundo o relato do jovem, Guilherme era "frio, calado e sempre ficava sentado na sala com fone de ouvido". Ao todo, o menor atingiu quatro professores e dois alunos.
Vítima fatal – A professora identificada como Elizabeth, de 71 anos, que foi esfaqueada pelo menor infrator acabou não resistindo aos ferimentos. Ela estava com ferimentos nos braços, nas costas e na cabeça.
A informação foi confirmada pelos secretários estaduais de Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, em frente à unidade escolar. “Temos quatro professoras e dois alunos vítimas. Das quatro professoras, a Elizabeth lamentavelmente faleceu. E sobre os três professores [feridos], uma sofreu alguns golpes, mas encontra-se estável, e as outras duas, [têm cortes] superficiais. Dos dois alunos, um também está estável, já foi atendido. O outro está em estado de choque", lamentou Derrite.
O secretário de Segurança, ainda revelou que uma professora de educação física foi responsável por imobilizar o agressor. "Não fosse o ato heroico dela, a tragédia ia ser maior", afirmou.
“A gente conseguiu uma heroína hoje, que conteve o aluno. [...] A diretora Vanessa está em estado de choque, a escola está muito triste. Difícil saber o motivo agora. A ronda escolar foi acionada e chegou em 3 minutos. Chegaram e fizeram a apreensão desse aluno. [...] Já era aluno dessa escola e voltou para a escola em 15 de março", ressaltou o secretário de educação, Renato Feder.
Além disso, Feder conta que a diretora nunca desconfiou do comportamento do aluno responsável pelo ataque. "Não tinha ciência de nada que chamasse a atenção".
Adolescente premeditou o crime – A polícia acredita que o adolescente, tenha premeditado o crime. Ele teria feito postagens nas redes sociais informando que "se vingaria". Uma aluna explicou que a briga entre os dois estudantes envolvidos começou na semana passada e, hoje, o agressor teria levado uma faca para se vingar.
A Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo emitiu uma nota sobre o ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro.
"O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente e se solidariza com as famílias dos professores e alunos que foram vítimas de ataque à faca de um adolescente do 8º ano na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona Oeste de São Paulo. A situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares. Quatro professores e dois alunos foram feridos e encaminhados aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos. Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas serão divulgadas em breve", diz o comunicado.
Últimas Notícias
- Viagens - 14:00 BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano
- Polícia - 13:42 Funcionário de confiança é preso por furto
- Justiça - 13:35 Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe
- Agropecuária - 13:08 Cowboy de MS faz sucesso nos Estados Unidos
- Record TV - 12:19 Ator que interpretou Salomão celebra vitória no Acerte ou Caia!
- Política - 11:50 Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro
- Saúde - 11:35 Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele
- Campo Grande - 11:12 Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%
- Economia - 10:59 Conselho disciplina uso de imóvel como garantia em financiamentos
- Bem-estar - 10:39 Confira cinco atividades físicas para iniciantes