Meteorologia
Meteorologia indica risco de temporal a partir de hoje em MS
Entre hoje e terça-feira, o Estado tem possibilidade de ventos moderados e volumes pontualmente elevados
Segunda-feira, 09 Dezembro de 2024 - 17:17 | Marina Romualdo

A semana começa ainda com risco de temporais e transtornos entre Santa Catarina, Paraná e São Paulo, devido à presença de uma frente fria no oceano, uma área de baixa pressão na costa do Sudeste e influência do calor e da umidade alta.
Nesta semana, a chuva será irregular, principalmente nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste, no entanto, o solo está encharcado, devido à chuva do fim de semana, o que mantém elevado o risco para deslizamentos.
Entre segunda a terça-feira, o estado de Mato Grosso do Sul, o norte de Santa Catarina, o Paraná, São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul de Minas estão em alerta para temporais, com possibilidade de trovoadas, ventos moderados e volumes pontualmente elevados. No decorrer da semana, a chuva perde força no Sudeste, mas as instabilidades voltam a se espalhar pelo Sul do Brasil, a partir de sexta-feira, com risco de novos temporais no Rio Grande do Sul.
Entre o Centro-Oeste, o Norte e o estado do Maranhão, a chuva que acontecer nesta semana será isolada, com baixos acumulados e menor potencial para transtornos. O Nordeste será a região que apresentará maiores períodos de sol, com temperaturas bastante elevadas na semana.
As áreas que apresentam predomínio de sol nesta semana, devem também apresentar as temperaturas mais elevadas, como o Nordeste. As cidades do norte da Bahia, oeste de Pernambuco, sul do Ceará e no Piauí podem registrar máximas acima dos 36°C. A partir de quarta-feira, a temperatura volta a subir também em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, podendo alcançar também os 36°C, especialmente na região de Corumbá (MS).
Umidade do solo nas áreas produtoras – Com a chuva dos últimos dias concentradas na região Sul, o solo ficou saturado entre o noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no sul e no oeste do Paraná, e como ainda há previsão de chuva neste início de semana, as atividades de campo podem ser interrompidas momentaneamente.
No Nordeste, a chuva deve ser mais isolada nesta semana, ainda com temperaturas elevadas, podendo afetar a região do Matopiba, principalmente o oeste da Bahia e o sul do Piauí, onde os índices de disponibilidade hídrica podem ficar menores que os da semana passada.
Entre o interior do Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte, a umidade nas primeiras camadas do solo está dentro do aceitável, algo que deve favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Últimas Notícias
- ALEMS - 17:42 ALEMS institui Frente Parlamentar e prorroga outras duas frentes
- Castilho - 17:05 Estudantes visitam áreas rurais em estudo para turismo no agronegócio
- Mato Grosso do Sul - 16:28 Deputado Caravina propõe limite de 45% para descontos consignados de servidores estaduais
- Imposto de Renda - 15:45 Receita Federal lança campanha para destinação do IR a fundos sociais
- Dourados - 15:01 Prefeitura de Dourados antecipa salários de 9.348 servidores
- Dourados - 14:30 Prefeitura abre licitação para aquisição de peixes vivos para a 1ª Festa da Páscoa
- Solidariedade - 13:57 Projeto Padrinho inicia campanha de Páscoa para crianças acolhidas
- Esporte - 10:49 Aluno da Escola Sesi garante vaga na seleção brasileira sub-15 de karatê
- Poder Legislativo - 10:12 Proposta reconhece direitos de pessoas com transtorno da linguagem
- Cultura - 09:50 Semana cultural agita o Sesc Teatro Prosa com cinema, música e dança