Geral
Superlotada, Santa Casa mantém restrição a novos pacientes
Hospital não dispõe de mais leitos que possam atender a demanda e não há espaço físico
Quinta-feira, 27 Abril de 2023 - 17:32 | Redação
Diante da superlotação persistente, a Santa Casa de Campo Grande decidiu dar continuidade à medida de restrição total de entrada de novos pacientes na Instituição. Inicialmente, a medida tinha sido adotada na manhã desta quinta-feira, 27, porém, no período da tarde, o hospital anunciou a manutenção da restrição.
A renovação começou a valer às 16h desta quinta-feira com validade pelas próximas 12h, podendo ainda ser prorrogada até que se resolva minimamente a questão, conforme a Santa Casa.
Os dados apurados nesta tarde apontam que o hospital está com 74 pacientes acima da sua capacidade técnica no Pronto-socorro adulto, sendo 40 internados na área verde e 13 na área vermelha, locais estes com capacidade de apenas 7 e 6 leitos, respectivamente. A instituição não dispõe de mais leitos que possam atender a demanda e não há espaço físico suficiente, o que obrigou a acomodar pacientes nos corredores dos andares.
Cabe informar que há previsão de mais 17 pacientes chegarem, que estão sendo encaminhados mesmo sabendo da restrição deste recebimento sob o risco de desassistência, segundo o hospital. “Ainda temos dois contra fluxos do andar, ou seja, pacientes precisando de CTI, mas que pela falta de vagas, vão para a vermelha, aumentando em mais dois pacientes graves nesta unidade”, diz nota da instituição.
Na linha pediátrica, a Santa Casa informa que está com 5 bebês intubados, onde deveriam ter no máximo 3 e um paciente que deveria estar na vermelha, mas não está por falta de espaço físico. “Assim, o hospital segue sem condições técnicas para receber pacientes de forma segura. O risco de desassistência é iminente e já foi notificado às autoridades envolvidas (SESAU, MP e CRM)”, completa a nota.
Sesau - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que “as transferências de pacientes estão ocorrendo dentro do que está pactuado com a Santa Casa e o fluxo já vem sendo remanejado para outras unidades hospitalares contratualizadas a fim de evitar uma sobrecarga no serviço e assegurar a assistência adequada ao paciente.”
Últimas Notícias
- Bonito - 18:18 Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
- Geral - 17:50 Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
- TJMS - 17:32 Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
- Dourados - 17:17 Mulher é flagrada tentando entrar em presídio com drogas escondidas no corpo
- Economia - 16:55 Prévia da inflação oficial fecha ano em 4,71%
- Orçamento - 16:27 Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória
- Turismo sexual - 16:17 Lula sanciona lei para combater turismo sexual no Brasil
- Economia - 15:58 Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
- Cophasul - 15:30 Após furtar comércio de açaí, ladrão é alcançado e imobilizado por populares
- Jardim Los Angeles - 15:00 Mulher de 26 anos morre após ser esfaqueada na cabeça pelo companheiro