• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Setesc e Fundtur promovem I Encontro de Gestores Municipais do Turismo para alinhar diretrizes do setor em MS

Sábado, 08 Fevereiro de 2025 - 08:10 | Redação


Setesc e Fundtur promovem I Encontro de Gestores Municipais do Turismo para alinhar diretrizes do setor em MS
Setesc e Fundtur promovem I Encontro de Gestores Municipais do Turismo para alinhar diretrizes do setor em MS (Foto Portal MS)

Com o objetivo de alinhar diretrizes em cultura, esporte e turismo, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), com a participação da Fundtur MS (Fundação de Turismo), realizou na quarta-feira (05) o I Encontro de Gestores Municipais do Turismo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Quem abriu as boas-vindas aos novos gestores do turismo dos municípios sul-mato-grossenses foi o representante da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Duarte. “O turismo é um setor fundamental para o Mato Grosso do Sul. Temos aqui gestores de várias regiões do Estado e o turismo vem trabalhando, através da Fundtur, com a vocação que cada região e cada cidade tem. A identidade de um lugar se dá através do turismo, da cultura e isso que faz com que um Estado cresça, se desenvolva e gere emprego. Um Estado com o nosso tem que ter crescimento e desenvolvimento sustentável e o turismo com certeza é a área que promove desenvolvimento com sustentabilidade”.

O secretário da Setesc, Marcelo Miranda, lembrou do trabalho que já vem sendo desenvolvido no turismo e da parceria para a efetivação das ações. “Quero fazer uma saudação muito especial à equipe da Fundtur pelo brilhante trabalho que vem fazendo há muito tempo e realmente transformando o turismo aqui no nosso Estado. Quero manifestar a minha admiração pelo trabalho de vocês, capitaneado pelo Bruno e pelo Diego, e o compromisso do governador Eduardo Riedel com o desenvolvimento do turismo, da cultura e do esporte em Mato Grosso do Sul. E fico muito feliz de ter o deputado Paulo Duarte representando a Assembleia, que tem sido uma grande parceira, viabilizando nossos grandes projetos estruturantes do Estado”.

Para o diretor-presidente da Fundtur MS, esse é um momento de integração. “Muitos gestores presentes devem fazer parte de uma pasta compartilhada, tendo o turismo junto com cultura, esporte ou meio-ambiente e precisarão trabalhar com integração para o desenvolvimento dos setores. Sejam bem-vindos, secretários municipais e gestores que tem agora esse desafio. Lembrando que hoje é o início da nossa conversa, pois teremos um curso que a Fundtur faz a cada quatro anos e este ano será de 02 a 04 de abril, para colocar todos os gestores de turismo na mesma página dessa atividade econômica tão importante em Mato Grosso do Sul”.

Alinhamento

Durante a tarde de trabalhos, a Fundação de Turismo de MS apresentou aos gestores as ações e o planejamento traçados para 2025. O diretor administrativo da Fundtur MS, Diego Garcia, explicou como são feitos e analisados os editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico, voltados para OSCs e municípios.

O diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur, Geancarlo Merighi, apresentou o trabalho da diretoria que é voltado para auxiliar os municípios no desenvolvimento do turismo. Ele explicou que dentro da diretoria existem as gerências de Desenvolvimento da Governança, que trabalha a comunicação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, e a gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística, que trabalha na identificação da vocação e do potencial turístico de cada município.

Ele explicou também sobre programa de Classificação Turística dos Municípios, que fornece dados que podem auxiliar na estruturação das gestões e mostrar quais municípios já estão capacitados para fazer parte das ações de promoção e divulgação da Fundtur MS. Falou também sobre os critérios obrigatórios para que possam fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo.

O representante do Observatório do Turismo de MS, Eliomar Júnior, explicou como funciona o levantamento de dados para monitorar o desempenho do turismo, por meio de estudos, pesquisa e divulgação de indicadores que visam ajudar na tomada de decisão dos agentes públicos e privados. Ele também apresentou aos gestores a plataforma de inteligência turística de MS, a ‘Alumia’ (https://alumia.tur.br), com informações extraídas de Big Data.

Na diretoria de Mercado e Eventos, o diretor Breno Amorim apresentou o calendário de feiras e eventos de 2025 e destacou a importância de cada gestão fazer um trabalho estruturado em seus municípios para que eles possam estar ou continuar no Mapa do Turismo Brasileiro e, assim, participar das ações de promoção e divulgação da Fundtur.

A turismóloga Flávia Neri de Moura, assessora de sustentabilidade e ação climática no Turismo da Fundtur, apresentou as ações desenvolvidas pela Fundação de Turismo dentro da agenda de sustentabilidade nos municípios turísticos, em consonância com a meta e os desafios do Governo do Estado de ser carbono neutro até 2030.

“Ouvindo a palestra que o governador Eduardo Riedel deu sobre gestão essa semana, com indicadores, o momento que vivemos em termos de governança, dos resultados que a gente vem alcançando, da estrutura que vocês têm no Estado, e eu tenho certeza que teremos em nível municipal, posso afirmar que viveremos o melhor momento para implementarmos políticas públicas para os nossos territórios”, finaliza Wendling.

SIGA-NOS NO Google News