Geral
Projeto aumenta reserva de vagas para pessoas idosas nos transportes
Proposta fundamenta-se em dois fatores: envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida
Sexta-feira, 14 Março de 2025 - 10:58 | Agência Câmara

O Projeto de Lei 76/25 aumenta de 10% para 15% a reserva, para pessoas idosas, de assentos nos transportes coletivos e de vagas nos estacionamentos públicos. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto da Pessoa Idosa.
“A proposta fundamenta-se em dois fatores principais: o envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida no país”, defendeu o autor da proposta, deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR).
Segundo ele, em 2023 a expectativa de vida ao nascer atingiu 77 anos, refletindo melhorias nas condições de vida e nos serviços de saúde. Além disso, estudos indicam que, até 2050, mais de 30% da população brasileira terá 60 anos ou mais.
Próximos passos - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Interior - 16:10 Vídeo: Sucuri de quatro metros é resgatada de açude em Itaporã
- Abuso Sexual - 15:54 PRF prende caminhoneiro com mandado por estupro de vulnerável
- Superdotados - 15:33 Entidade fará testes para identificar pessoas com alto QI em Campo Grande
- Tráfico de Drogas - 15:13 Polícia apreende 15 milhões em cocaína escondidas em produtos de limpeza
- Dourados - 14:52 Homem é encontrado morto em área de mata no interior de MS
- Campo Grande - 14:32 Vídeo: Alunos brigam em academia e pesos são arremessados na Capital
- Infraestrutura - 14:07 Aeroporto de Dourados volta a operar
- Oportunidades - 13:50 Suzano está com seis processos seletivos abertos em MS
- Amplavisão - 13:32 Quem terá a coragem de enfrentar o Governo?, por Manoel Afonso
- Oportunidades - 13:00 61 vagas e salários de até R$ 4,9 mil