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Professores de matemática da rede pública podem se especializar na UFMS

São 40 vagas disponíveis para a oferta do curso de especialização de professorers de escolas publicas

Domingo, 24 Março de 2024 - 16:16 | Laura Cação


Professores de matemática da rede pública podem se especializar na UFMS
(Foto:Divulgão)

As inscrições para servidores públicos que lecionam matemática em escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul já estão abertas, para participa do processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Práticas Inovadoras no Ensino da Matemática.

Ao todo, são 40 vagas disponíveis para a oferta do curso que promove a formação continuada dos professores da rede pública. O curso de pós-graduação é ofertado pela UFMS e aceitara inscrições até o dia 1º de abril na página.  

“É a primeira vez que ofertamos esse curso de especialização que tem como área de concentração o ensino de ciências e matemática”, destaca a professora e coordenadora do programa do Instituto de Matemática (Inma), Magda Mongelli.

O curso tem o objetivo de oferecer ao professor de matemática um aprimoramento de suas habilidades e competências para promoção da inovação nas práticas pedagógicas da Educação Básica. “Isso se dará por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, o planejamento de currículo, a avaliação e a gestão da sala de aula com as práticas que desenvolvem em suas escolas”, explica.

 A ação ocorre dentro do Programa de Especialização Docente (PED/Brasil) e envolve uma rede de universidades, com parceria da Universidade de Stanford e do Instituto Canoa. De acordo com a coordenadora, ao oferecerem o programa de especialização, as instituições constituem uma rede de colaboração com o intuito de apoiar e planejar as ações  da especialização, buscando aperfeiçoar o currículo, produzir novos conhecimentos e divulgar o programa e a rede.

Em relação ao conteúdo, o curso possui um conjunto de módulos planejados com base em pesquisas e os professores participantes deliberadamente conectam teoria e prática na medida em que aprendem a planejar e colocar em prática currículo, avaliação e ensino, que são centrados nos estudantes. “A matriz curricular é composta por módulos direcionados para as práticas docentes para equidade em sala de aula heterogênea e módulos específicos para atuação na área de matemática.  Os módulos abordam temas como gestão da sala de aula, teorias de aprendizagem, trabalho em grupo, estratégias de ensino de matemática, planejamento do currículo em ação e avaliação da aprendizagem, sempre com foco na equidade em sala de aula”, fala.

Para a coordenadora, a expectativa é que, ao final do curso, o pós-graduado tenha uma sólida formação teórica e prática sobre o ensino de matemática para a excelência e equidade. “Além de promover uma transformação no ensino da matemática, a ideia é auxiliar o professor a favorecer o ensino com equidade, com justiça social, para que ninguém fique para trás, ou tenha menos atenção no sistema educacional”, ressalta.

Durante a especialização, cada estudante será acompanhado por uma mentora ou mentor, responsável pelo apoio no seu desenvolvimento profissional, considerando o seu contexto de atuação escolar. As aulas são presenciais e serão realizadas nas dependências do Inma, aos sábados pela manhã e tarde ou na sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã, de acordo com calendário. Mais informações estão disponíveis no edital, que pode ser conferido aqui.

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