• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência

Nova lei estadual prevê a conversão caso o condutor não tenha cometido outra infração nos últimos 12 meses

Segunda-feira, 28 Abril de 2025 - 14:00 | Redação


Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência
(Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira (28), as multas de trânsito de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertências por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. A medida foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), com coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB).

A nova Lei Estadual 6.400 de 2025 acrescentou a possibilidade de conversão à Lei Estadual 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). 

Segundo a nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações leves ou médias “devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto ao Sistema Nacional de Trânsito” para avaliar a aplicação da advertência por escrito. Ainda segundo a nova lei, será “nula a penalidade de multa aplicada quando o infrator se enquadrar nos requisitos estabelecidos no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro”.

Multas de trânsito leves e médias podem virar advertência
Nova lei é de autoria do presidente Gerson Claro e coautoria de Paulo Duarte (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

No dia da aprovação no Legislativo, o presidente Gerson Claro explicou o motivo da elaboração da proposta. “Existe uma previsão legal federal para a possibilidade de converter multa em advertência, então a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito [Detrans] estão fazendo isso” ressaltou. Paulo Duarte concordou. 

“É justamente para evitar prejuízos aos condutores e a arrecadação de multas indevidas, que poderão ser convertidas em advertências escritas”, justificou o deputado coautor da matéria.

(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  transito  nova-lei  multas  punicao