Geral
Mamografia e preventivo são oferecidos gratuitamente na UPA Moreninha
Unidade móvel do Hospital do Amor ficará no estacionamento da unidade de saúde até sexta-feira
Quarta-feira, 22 Janeiro de 2025 - 09:38 | Redação
Mulheres de Campo Grande podem realizar de forma gratuita até a próxima sexta-feira (24/01), exames de mamografia e preventivo na unidade móvel do Hospital do Amor, que está localizada no estacionamento da UPA Moreninha, em Campo Grande. A ação tem como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, essencial na prevenção e no tratamento eficiente contra os cânceres de mama e colo do útero.
A mamografia é recomendada para mulheres de 40 a 69 anos, sendo uma das principais ferramentas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), afeta 61,05 a cada 100 mil mulheres. Se detectado nas fases iniciais, o câncer de mama tem alta taxa de cura.
Já o exame preventivo (Papanicolau) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos e pode detectar precocemente alterações no colo do útero, evitando o câncer.
A unidade móvel realizará exames durante todo o dia, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 15h30. O serviço é aberto para todas as mulheres dentro da faixa etária recomendada, não sendo necessário ser residente da área para realizar os exames.
Para a mamografia, são disponibilizadas cerca de 20 vagas diárias por período manhã/tarde, enquanto o exame preventivo pode atingir até 45 coletas por período, dependendo da demanda.
É essencial levar o CPF, RG e comprovante de endereço, para garantir o bom andamento do processo.
A coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Moreninha, Elisabete Rodrigues Gopral, destacou o trabalho da equipe e a organização da ação. “A procura tem sido muito boa, e a nossa equipe está organizada para atender a todas. Não fazemos agendamentos prévios, atendemos por demanda espontânea, com uma escala de enfermeiros que nos permite atender entre 40 e 45 coletas de preventivo por período”.
Parcerias e Continuidade - A ação faz parte de um esforço contínuo da Sesau em parceria com o Hospital do Amor, utilizando a Unidade Móvel para alcançar mulheres em diferentes regiões da cidade. No ano de 2024, a carreta passou por diversas Unidades de Saúde da Família, incluindo USFs Moreninhas, Vida Nova, Estrela do Sul, e muitas outras.
“Programamos esse tipo de ação para acontecer duas vezes ao ano, com um novo atendimento programado para setembro deste ano”, informou a gerente Elisabete.
O objetivo é garantir que todas as mulheres que não conseguiram realizar os exames em janeiro, tenham uma segunda oportunidade, além de intensificar a busca ativa para identificar mulheres que necessitam desses exames preventivos.
A importância da Prevenção - A realização dos exames preventivos é fundamental para detectar precocemente o câncer de mama e de colo do útero, permitindo que tratamentos mais eficazes sejam realizados.
A Sesau tem se empenhado para garantir que as mulheres de Campo Grande tenham acesso facilitado a esses exames essenciais, promovendo saúde e qualidade de vida para a população feminina da cidade. A prevenção é o melhor caminho para garantir a saúde a longo prazo
Últimas Notícias
- Economia - 12:19 Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano
- Habitações - 11:53 Marçal anuncia construção de 100 novas unidades habitacionais pelo FAR
- Economia - 11:39 Confira dicas para organizar os pagamentos de início de ano
- Record TV - 11:19 Vilã de novela de sucesso exibida pela Record TV ganha elogios dos fãs
- Esporte - 10:50 Na estreia da Copa Verde, Operário enfrenta Luverdense hoje em Campo Grande
- Oportunidades - 10:35 Inscrições para mestrado e doutorado na UFMS vão até 24 de Janeiro
- Guia Lopes da Laguna (MS) - 09:50 Cães farejadores da PRF encontram mais de 11 milhões de cocaína
- Saúde - 09:38 Mamografia e preventivo são oferecidos gratuitamente na UPA Moreninha
- Adeus a Pamela - 09:20 Amigas e namorado prestam última homenagem a Pamela e relembram o quanto a jovem era generosa
- Chacina no interior - 09:09 Dois jovens são mortos e uma idosa fica ferida após chacina em MS