Geral
Jogos Escolares de MS oferece infraestrutura para valorizar o esporte
Para atletas de 12 a 14 anos, estão acontecendo em Campo Grande e termina neste domingo, 23 de junho, conhecendo os últimos campeões
Sábado, 22 Junho de 2024 - 09:35 | Laura Cação

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para atletas de 12 a 14 anos, estão acontecendo em Campo Grande e proporcionando uma infraestrutura adequada para atletas, técnicos, chefes de delegação, árbitros e todos os envolvidos.
Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), o evento termina neste domingo, 23 de junho, conhecendo os últimos campeões.
O Instituto de Educação, Desenvolvimento Humano e Institucional (IEDHI) venceu chamamento público da Fundesporte para cuidar da infraestrutura dos Jogos. A diretora-presidente, Adriana Varela, destaca que, desde a leitura do chamamento, ficou claro que a Fundesporte buscava uma nova modelagem de infraestrutura para valorizar o esporte e os participantes.
“Organizamos a infraestrutura para receber os 56 municípios participantes, oferecendo hotelaria, alimentação, serviços de limpeza, saúde e materiais de divulgação. Demos suporte completo para os locais de competição”, explica Adriana.
Adriana também menciona o impacto positivo do evento no setor empresarial local. “Contratamos 12 hotéis para hospedar atletas, chefes de delegações e técnicos, com café da manhã incluso. Organizamos almoço e jantar no Cedesc, onde montamos um centro de convivência para confraternização e socialização. O cardápio é balanceado e aprovado pela Fundesporte”, detalha.

O IEDHI garante a infraestrutura nos 11 locais de competição. “Levamos cadeiras, mesas, som, tendas, bebedouros, água e gelo, pois alguns locais não são ginásios. No Parque dos Poderes, montamos estrutura para ciclismo e, no atletismo, também instalamos toda a infraestrutura necessária”, diz Adriana. Além disso, a equipe é responsável pela limpeza dos locais de competição e pelo centro de convivência, bem como pelo setor de saúde, com técnico de enfermagem e ambulância disponíveis.
Também são fornecidos materiais de divulgação, faixas e banners com as logomarcas da Fundesporte e do Governo do Estado. “Distribuímos camisetas, squeezes, sacochilas e crachás aos participantes, e providenciamos geradores e banheiros químicos onde necessário”, acrescenta Adriana. Todos os atletas possuem seguro, e o transporte inclui vans para deslocamento entre os locais de competição e o centro de convivência.
Maria Celena de Souza, da Prime Buffet, é responsável pelas refeições no Cedesc. “Preparamos um cardápio variado, aprovado pela Fundesporte, e temos uma equipe de cozinha com 15 pessoas e uma nutricionista. Estamos conseguindo atender a todos”, afirma.

Miller Borvao Samairo, técnico da Escola Municipal Indígena Guarani Kaiowá, de Amambai, compara a infraestrutura dos Jogos Escolares da Juventude ao nível das competições nacionais. “A Fundesporte está sempre avançando. Participo de competições nacionais e a infraestrutura aqui está no mesmo nível, tanto nas quadras quanto no refeitório e no centro de convivência”, afirma.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:00 Funsat realiza triagem para cadastro reserva do Primt em Campo Grande
- Expogrande 2025 - 16:50 Novilho Precoce MS reunirá 1000 produtores na Expogrande 2025
- Política - 16:35 PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
- TJMS - 16:00 TJ-MS mantém exclusão de morador agressivo de condomínio
- Ivinhema - 15:50 Homem de 44 anos que tentou esfaquear ex-esposa é preso em Ivinhema
- Tráfico de Drogas - 15:34 Batalhão de Choque prende jovem e apreende adolescente suspeitos de tráfico de drogas
- Operação "Carga Pesada" - 15:10 Operação contra quadrilha especializada em furtos de caminhões prende dois suspeitos
- Triplo Homicídio Qualificado - 14:54 Suspeita de matar duas mulheres e um bebê é transferida para presídio em Jateí
- Morte a Esclarecer - 14:32 Morte de casal de adolescentes encontrados em área alagada é investigada
- Acidente de Trânsito - 14:10 Motorista morre após capotar caminhonete na BR-158 em Brasilândia