Geral
Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país
Projeção para fevereiro traz alerta para a Região Sul
Terça-feira, 04 Fevereiro de 2025 - 09:50 | Agência Brasil
O mês de fevereiro começou com uma onda de calor que atinge áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende até a próxima quarta-feira (5). O Inmet emitiu os avisos amarelo e laranja, de perigo potencial e perigo, indicando temperaturas que podem chegar a 5°C acima da média climatológica.
O aviso laranja deixa em atenção boa parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste e o noroeste do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo alcança o oeste de Santa Catarina, a região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste gaúcho.
A previsão indica temperaturas máximas entre os 35°C e 40°C, em uma ampla área do Rio Grande do Sul. A temperatura pode se aproximar dos 40°C na Grande Porto Alegre nos próximos dias.
No restante do país, a previsão do Inmet para fevereiro indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste, exceto em áreas do leste do Acre, sul do Pará e do Amazonas, parte de Rondônia e do Tocantins, bem como da Bahia, onde os volumes de chuva podem ficar abaixo da média.
Volumes inferiores a 80 mm são previstos para o leste da Bahia, Alagoas e Sergipe. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, podem ocorrer chuvas abaixo da média. Contudo, em áreas do noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, faixa leste de São Paulo, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, a tendência é de predomínio de chuvas próximas e até acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar os 160 mm, informa o Inmet.
A previsão indica temperaturas acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 26°C, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Veja Também
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3) uma série de medidas para reduzir custos ...
Últimas Notícias
- Saúde - 12:08 OMS vai cortar custos e rever prioridades com anúncio de saída dos EUA
- Obras - 11:42 Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento
- Geral - 11:12 Para aproveitar bazar da AACC idosa veio de Terenos
- Defensio Agro - 10:45 Quadrilha do MT aplicava golpe em agricultores no MS
- Interior - 10:15 Em Dourados, Polícia esclarece furto a loja de celulares e fecha boca de fumo no bairro Cachoeirinha
- Previsão do tempo - 09:50 Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país
- Prefeitura de Campo Grande - 09:10 Prefeitura abre seleção para vendedores ambulantes no carnaval
- Avenida Lúdio Martins - 08:53 Câmera mostra momento em que Militar fural sinal e bate em veículo
- Investimento - 08:30 Adriane Lopes revela que reduziu os estragos provocados pelas chuvas intensas durante sua gestão
- Morte no trânsito - 08:09 Em alta velocidade, Militar do Exército morre após furar sinal vermelho na Avenida Lúdio Martins