Geral
OMS vai cortar custos e rever prioridades com anúncio de saída dos EUA
Medidas foram anunciadas pelo diretor-geral Tedros Adhanom
Terça-feira, 04 Fevereiro de 2025 - 12:08 | Redação
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3) uma série de medidas para reduzir custos e priorizar programas da entidade. A decisão foi tomada depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que vai retirar o país da lista de Estados-Membros da OMS.
“O anúncio dos Estados Unidos tornou nossa situação ainda mais crítica”, disse Tedros, ao discursar na abertura da reunião anual do conselho executivo da entidade. “Informamos um conjunto de medidas com efeito imediato para proteger ao máximo nossa força de trabalho.”
O pacote, segundo o diretor-geral, inclui fazer um realinhamento estratégico de recursos; congelar o recrutamento de novos profissionais de saúde, exceto em áreas consideradas mais críticas; reduzir despesas com viagens; renegociar os principais contratos de aquisição de produtos e insumos e reduzir investimentos.
Em sua fala, Tedros defendeu o trabalho da OMS e as reformas recentes conduzidas pela entidade. Ele reiterou o apelo para que os Estados Unidos reconsiderem a decisão de deixar a lista de países-membros e pediu que o governo de Donald Trump dialogue com a agência sobre a possibilidade de novas mudanças.
“Lamentamos a decisão e esperamos que os Estados Unidos reconsiderem. Acolheríamos com agrado um diálogo construtivo para preservar e reforçar a relação histórica entre a OMS e os Estados Unidos”, concluiu o diretor-geral.
Últimas Notícias
- Resultado - 14:33 Concurso unificado: resultados individuais já podem ser consultados
- Tráfico de Drogas - 14:10 DOF apreende veículo com mais de 180 quilos de drogas
- Jardim - 13:50 Acusado de diversos furtos é morto pela PM
- 2025 - 13:32 ALEMS abre nova Sessão Legislativa
- Solidariedade - 13:10 Influencer mirim pede ajuda para tratamento
- Campo Grande - 12:38 Bioparque Pantanal oferece visitas guiadas a alunos
- Saúde - 12:08 OMS vai cortar custos e rever prioridades com anúncio de saída dos EUA
- Obras - 11:42 Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento
- Geral - 11:12 Para aproveitar bazar da AACC idosa veio de Terenos
- Defensio Agro - 10:45 Quadrilha do MT aplicava golpe em agricultores no MS