• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Imasul realiza soltura de animais silvestres no Recanto Ecológico Rio da Prata

Mais de 60 animais de diversas especies foram reintegrados a natureza após período de tratamento no CRAS

Terça-feira, 03 Dezembro de 2024 - 17:50 | Emanuely Lobo


Imasul realiza soltura de animais silvestres no Recanto Ecológico Rio da Prata
(Foto: divulgação/governo do MS)

O Imasul realizou a reintegração de 60 animais de especies variadas que estavam em tratamento nos centros de reabilitação de animais silvestres (CRAS) no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito, localizado a mais de 370 km de Campo Grande, em uma área preservada que oferece condições ideais para a readaptação dos animais ao ambiente natural.

Entre as espécies soltas, destacam-se sete lobinhos (cachorro-do-mato), dois bugios, quatro corujas-buraqueiras, nove gambás, um periquito, uma maritaca, dois catetos e um grupo significativo de aves, incluindo cerca de 23 periquitos e mais de 20 jandaias.
Os animais soltos foram resgatados das mais diversas situações desde queimadas ate o trafico de animais silvestres, após o resgate eles passam por tratamento intensivo no CRAS onde receberam atendimento veterinário, alimentação adequada e, quando necessário, reabilitação comportamental para garantir sua sobrevivência em liberdade.

a Veterinária Jordana Toqueto ressalta a importância do tratamento que eles recebem nos centros e como isso os ajuda a voltarem saudáveis a natureza 
"Cada animal que passa pelo CRAS traz uma história única de resiliência. Ver esses indivíduos recuperados e prontos para retornar ao seu habitat é emocionante e reforça a importância do nosso trabalho. Além do atendimento clínico, buscamos preparar os animais para que sejam autossuficientes na natureza, garantindo que tenham condições de sobreviver e se reproduzir no meio ambiente".

O Hospital do CRAS é preparado para receber qualquer tipo de adversidade com os animais silvestres, gerido pelo Imasul, é uma referência nacional no atendimento especializado à fauna silvestre. Com 1.153,33 m² de área construída, a unidade foi projetada para tratar e reabilitar animais vítimas de acidentes, tráfico e outras ameaças ambientais, consolidando-se como uma das estruturas mais modernas do Brasil dedicadas à conservação da biodiversidade.

Gestão comprometida

A ação reforça o compromisso do Imasul com a preservação da fauna sul-mato-grossense e o combate às ameaças que comprometem a sobrevivência das espécies. O órgão mantém programas contínuos de resgate, tratamento e reintrodução de animais, destacando-se como referência nacional no cuidado com a fauna silvestre, com a soltura o Imasul reforça mais uma vez a importância da união das inciativas governamentais e empresas privadas para manter o equilíbrio do ecossistema. 

SIGA-NOS NO Google News