Geral
Governo de MS sanciona lei que trata de ações sobre honorários dos advogados
“A lei que o governador acaba de sancionar muda por completo a relação da advocacia para o seu recebimento dos seus honorários", diz presidente da OAB
Quinta-feira, 08 Agosto de 2024 - 11:25 | Redação

O governador Eduardo Riedel sancionou nesta quinta-feira (08), no Gabinete do Receptivo, a lei estadual que permite ao advogado sul-mato-grossense ajuizar uma ação destinada a cobrar seus honorários e não ter que pagar as custas judiciais iniciais, mas apenas no final do processo.
O ato teve a participação da direção da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS), já que a mudança na legislação foi uma reivindicação da entidade. “Satisfação em sancionar esta lei, que é importante para toda sociedade. Esta semana vamos publicar a nova lei no Diário Oficial do Estado, que vai passar a valer no Estado. Parabéns a OAB e a todos os advogados”, descreveu Riedel.
O presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, afirmou que é um dia histórico para advocacia do Mato Grosso do Sul. “A lei que o governador acaba de sancionar neste momento muda por completo a relação da advocacia para o seu recebimento dos seus honorários. Era uma antiga reivindicação da classe, que agora se torna realidade”.
Ele explicou a nova legislação possibilita ao advogado sul-mato-grossense ajuizar a ação destinado a cobrar seus honorários, sem que ele tenha que pagar as custas judiciais inicialmente. “Uma lei importante. O governador tem sido ao longo do seu mandato um parceiro institucional importante para advocacia. Tudo que se faz pela advocacia, se faz também em prol da cidadania”, completou.
O projeto de lei é de autoria do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e foi enviado em julho para Assembleia Legislativa. A proposta foi aprovada pelos deputados estaduais e depois encaminhada ao Governo do Estado para sua sanção.
O Poder Judiciário destacou que a antecipação das custas processuais, nas ações para recebimento dos honorários, significa uma dupla oneração aos profissionais, que são indispensáveis à justiça, e que nestes casos já tiveram suas remunerações frustradas. Por esta razão a mudança para que tais custos sejam pagos no final do processo.
(Com informações do Governo de MS)
Últimas Notícias
- Vagas - 14:09 Suzano abre vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
- Agronegócio - 14:00 Safra de soja em MS deve crescer 11,4% e alcançar 14,6 milhões de toneladas
- Mães solo - 13:55 Projeto inclui mães atípicas no Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora
- TVMS Record - 13:35 Rodrigão faz show de prêmios na Gazin
- Polícia - 13:00 Disparos para testar arma de fogo na rua terminam na prisão de três
- MS bom de bola - 12:52 Prefeitura inaugura Arenas Esportivas e Praça em quatro regiões urbanas
- Comunidade - 12:19 Três Lagoas terá nova edição do 'A Rua é Nossa' no próximo domingo
- Prefeitura de Campo Grande - 11:50 Estande da Câmara da Capital funciona das 9h às 21h na 85ª Expogrande
- Polícia - 11:32 Polícia prende dois por tentativa de assassinato durante festa
- Educação - 11:19 Fies: faculdades privadas podem oferecer vagas remanescentes até dia 7