• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Frio intenso mata mais de mil cabeças de gado em MS

Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e em Rio Verde de MT

Sábado, 17 Junho de 2023 - 10:46 | Redação


Frio intenso mata mais de mil cabeças de gado em MS
Animais não registiram ao frio no MS. Foto - Divulgação/IagroMS/G1MS

O frio intenso que chegou em Mato Grosso do Sul causou a morte de cerca de 1.071 cabeças de gado, nesta quarta-feira (14). De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o prejuízo estimado para os produtores rurais pode chegar a R$ 3 milhões. 

Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e Rio Verde de Mato Grosso. Equipes da Iagro estão percorrendo as propriedades onde há suspeitas de morte por condições climáticas. Já foram constatadas 1.071.

 

 

 Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na madrugada de sexta-feira (16), os termômetros marcaram 11°C em Corumbá, com sensação térmica ainda mais baixa: 9°C .

Na manhã de ontem (16), 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda de Corumbá, devido ao frio. O prejuízo foi estimado em 40 mil reais pelo produtor rural.

O proprietário da fazenda, que prefere não ser identificado, disse que os animais estavam arrendados para irem ao Pantanal quando as águas baixassem na vazante e eram para criação e gado de corte. Os bezerros tinham entre cinco e oito meses. 

Em Rio Verde, 368 animais morreram e mais 200 na Nhecolândia. “Isso não acontece todo ano, não é incomum, mas a última vez foi em 2010”, disse o  presidente da Iagro, Daniel Ingold. 

De acordo com ele, não há o que ser feito. “A medida é deixar eles em um lugar mais quente, com serragem, não tem muito o que fazer. Eles são animais que estão acostumados com o calor. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, completou. 

Frio intenso mata mais de mil cabeças de gado em MS
Alternativa é aquecer os animais com cerragens - Foto: Divulgação 

Friaca

Em Campo Grande, os termômetros registraram 7,2ºC, na quinta-feira (15), considerada a menor mínima do ano, igualando a quarta-feira (14).

Neste fim de semana o frio ainda deve permanecer, mas já começa a esquentar na próxima segunda-feira (19). O outono vai embora e o inverno chega com chuva. 

*Com informações do G1 MS e Diário Online


 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  pantanal  clima  frio-em-ms