• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Frente pela Rota Bioceânica reúne ex-presidentes e autoridades na Capital

Michel Temer, do Brasil, e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, participaram do evento na Assembleia

Quinta-feira, 21 Setembro de 2023 - 17:42 | Gabriel Telê Santana


Frente pela Rota Bioceânica reúne ex-presidentes e autoridades na Capital
Michel Temer, Mario Abdo e Eduardo Riedel na Assembleia (Foto: Luiz Alberto)

A Assembleia Legislativa realizou uma coletiva de imprensa, que contou com o Governador do estado de Mato grosso do sul, Eduardo Riedel, Michel Temer ( Ex- Presidente do Brasil), Zeca do PT ( Deputado Estadual de MS e Ex-governador do Estado), Simone Tebet (Ministra do planejamento e orçamento do Brasil), Mario Abdo Benítez, conhecido como Marito ( Ex- presidente do Paraguai) e Paulo Correa ( Deputado estadual do Mato Grosso do Sul), para a cerimônia da frente parlamentar para o acompanhamento para o acompanhamento implantação da Rota Bioceânica, que tem como objetivo de acompanhar os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, e ainda propor e discutir as políticas públicas relacionadas ao projeto.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
(Foto: Luiz Alberto)

A Rota Bioceânica é um projeto prioritário do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e também hoje um projeto prioritário do Governo Federal. “Planejamento e Orçamento é a rota bioceânica que liga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, passando pela Argentina e passando pelo Chile. Esse tá quase pronto, nós temos a possibilidade de pelo menos mais três rotas bioceânicas, uma pela Guiana, votando pelo Panamá, lá do Rio Grande do Sul, que falta apenas investimentos e alguma coisa em Rondônia via Acre. Então assim, para nós já é um uma realidade a Rota Bioceânica. O acesso que é o ponto principal já está no nosso PAC. O Paraguai já fez o dever de casa quando conseguiu um financiamento aqueles que com o Banco Mundial está praticamente que toda pavimentada o trecho do Chaco Paraguaio.” Disse Simone Tebet sobre o planejamento da Rota Bioceânica.

A ponte é fundamental para a Rota Bioceânica, corredor rodoviário que vai promover a integração geopolítica do Brasil, reduzir custos logísticos, tempo de viagem, além de promover novos investimentos em infraestrutura para o Estado, gerar novos empregos, oportunidades no setor de turismo e aumentar a importação e exportação, entre outros pontos.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
Ex-presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Foto; Luiz Alberto)

O Corredor Bioceânico, que inclui uma ponte internacional, estradas e alfândegas, pode encurtar em duas semanas a distância nas exportações brasileiras para a Ásia. Só para citar o impacto na movimentação de produtos, para Mato Grosso do Sul, que produz quatro vezes mais grãos que todo o Paraguai, o corredor significará uma redução de 25% a 30% em seus custos na hora de escoar sua produção. “A iniciativa de relacionamento entre o Brasil histórico e pensei que esse trabalho é desta vez talvez seja depois da constituição de Itaipu e nacional o trabalho mais importante na história da integração entre Paraguai e Brasil temos comércio por exemplo na indústria automotriz a brasileira passa por uma parte paraguaia e um produto final brasileiro mais competitivo. E aqui você vê tanto o Brasil quanto o Paraguai para render propriedade para ambos, porque todo projeto internacional ele era indiscutível onde eu quero me aprofundar na proposta e para o comércio internacional, não quero comentar e me aprofundar na proposta de olho no presidente Lula porque como ele disse do ano que me corresponde como presidente, como ex-presidente ocuparei o cargo que representa a tortura paraguaia.” Diz ex-presidente do Paraguai, Marito.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
(Foto: Luiz Alberto)

O empreendimento é financiado pela Itaipu Binacional, com valor estimado de US$ 85 milhões, e tem uma extensão de 1.294 metros, dividida em três pontos: dois constituirão os viadutos de acesso de ambos os lados e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 m. Atualmente a geração é de cerca de 500 empregos no local. A obra está avançando com maior percentual do lado paraguaio, que começou antes, e também em Porto Murtinho.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
(Foto: Luiz Alberto)

“Nosso território foi extenso da maior bacia alagável do mundo, Pantanal, com bioma extraordinariamente rico, com uma diversidade de flora e fauna que atrai muita gente pra cá sejam bem-vindos, sejam bem-vindos ao estado do agronegócio, que trabalha, que produz, que produz e que vende e que contribui decididamente pra balança comercial brasileira sejam bem-vindos dois presidentes ao Mato Grosso do Sul estado com um enorme potencial pra agricultura familiar ansiosa nos investimentos.” Governador Eduardo Riedel.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
(Foto: Luiz Alberto)

"Concluo rapidamente porque sei do compromisso que ainda tem os dois ex-presidentes que vieram daqui a pouco para Bonito pra lá também serem homenageados com uma frase que sintetiza isso tudo e que eu aprendi quando tomei posse do governo em noventa e nove e dois mil em Touro em Osório articularam a vinda de empresários e políticos do Chile foram se juntando por uma estrada que ainda não existia até chegarem na barranca do rio Paraguai e entre estas personalidades que ousaram desafiar o tempo." Disse Zeca do PT cobre o comprometimento com o projeto.

Frente pela Rota Bioceânica reúne autoridades na Capital
(Foto: Luiz Alberto)

O Ex-presidente Michel Temer cita a importância da Rota Bioceânica e sobre o quanto vai agregar o turismo entre Brasil e Paraguai."É um fato extraordinário, fato extraordinário para o Brasil e particularmente convenhamos, a importância do grupo parlamentar que os senhores criam particularmente aqui para Mato Grosso do Sul. Ainda há pouco eu fiquei sabendo que por exemplo as terras da rota, saindo aqui para Carmelo Peralta já cresceu de preço e será uma rota turística extraordinária. Porque acho que vai incentivar, vai incrementar muito o turismo entre Brasil e Paraguai. Somos já países irmãos e nos fraternizamos mais ainda e neste momento há uma concretização dessa fraternização pela gentileza homenagem que a Assembleia Legislativa ah ah de de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, presta a mim e ao presidente Marito." 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News