Geral
Fotografia de onça está à venda para ajudar na recuperação do Pantanal
Recursos serão revertidos para ações de combate ao fogo e recuperação de parte do território incendiado
Sábado, 02 Novembro de 2024 - 14:30 | Redação
A fotografia de uma onça-pintada tomando água em uma região de corixo, no Pantanal, de autoria do renomado documentarista e fotógrafo Luciano Candisani está à venda. Os recursos serão revertidos a ações de combate aos incêndios florestais e recuperação de parte do território atingido por fogo tão intenso.
A imagem exclusiva foi doada ao Instituto Homem Pantaneiro (IHP) que está comercializando a fotografia. O registro da onça-pintada de Luciano Candisani tem o tamanho de 1 m de altura, por 1,60 m de largura. Está emoldurada a foto e o IHP divulga o material para interessados que possam se somar à ação de ser um Guardião da Natureza e fazer com que uma onça-pintada seja responsável por dar os passos no sentido de promover ações de recuperação do território.
A venda da foto vai ser feita diretamente com a equipe do Instituto Homem Pantaneiro, por meio do contato (67) 4042-5424, whatsapp oficial do Instituto. O IHP reforça que detalhes sobre o quadro exclusivo podem ser repassadas a partir de uma reunião marcada entre o (s) interessado (s) na compra.
Luciano Candisani - Luciano Candisani trabalha com narrativas visuais, é colaborador da National Geographic e tem um trabalho voltado para usar a fotografia para contribuir na conservação do Planeta. Suas imagens, reconhecidas com alguns dos principais prêmios da fotografia mundial, reúnem uma identidade estética e se equilibram de forma peculiar entre arte e documento.
São imagens sempre carregadas com a motivação criativa do autor: mostrar a vida nos grandes espaços naturais remanescentes e alertar para a urgência de salvaguardar territórios e culturas em risco.
Seus trabalhos aparecem em exposições, galerias de arte e museus ao redor do mundo e são publicadas por revistas conceituadas, como a norte-americana National Geographic e a alemã GEO, além de vários jornais, como o britânico The Guardian e os brasileiros O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, entre outros.
Sua produção conta ainda com sete livros fotográficos, inúmeras matérias, workshops e palestras no Brasil e exterior. O site oficial de Luciano Candisani pode ser acessado aqui.
Registro da onça - Quando houve o registro dessa onça-pintada, Luciano Candisani estava em um Pantanal que não enfrentava a estiagem mais crítica em mais de um século, muito menos havendo registros recordes de incêndios florestais, como está ocorrendo desde junho de 2024.
Neste ano, o Pantanal já queimou mais de 18% de seu território e 25 mil mudas que tinham sido plantadas para recuperar o território atingido pelo fogo de 2020 acabaram sendo destruídas neste mês de outubro. Ainda não há estimativa científica sobre número de morte de animais selvagens, mas há registros de dezenas de espécies diretamente atingidas, entre elas, a própria onça-pinta.
Acesse o boletim do IHP sobre o registro dos incêndios na região prioritária de conservação, na Serra do Amolar, neste link.
Últimas Notícias
- Record TV - 18:18 Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’
- Serviços - 17:59 Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
- Amplavisão - 17:30 O peso maior da opinião pública na política, por Manoel Afonso
- Atividade Policial - 17:12 Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira