Geral
Estado teve mais 30 acidentes de trânsito envolvendo postes neste ano
Concessionária Energisa alerta sobre o abalroamento em postes e seus perigos
Sexta-feira, 26 Maio de 2023 - 11:39 | Redação

No mês dedicado à conscientização sobre um trânsito mais seguro, a Energisa alerta sobre o abalroamento em postes e seus perigos. Somente em 2023, até o mês de abril, foram registradas 32 ocorrências de colisões de veículos em postes, sendo Campo Grande, Cassilândia e Fátima do Sul as primeiras do ranking.
Já no ano todo de 2022 o marco foi de 178 acidentes com postes, sendo as cidades com maior número Campo Grande, Dourados e Costa Rica. Somente os primeiros quatro meses do ano, o registro foi de 56 ocorrências. Além dos riscos à vida, os abalroamentos nas estruturas da rede elétrica, geram a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito. Somente este ano, 16.386 clientes tiveram a energia interrompida em decorrências dos acidentes.
A campanha Maio Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população da importância de respeitar a sinalização, a faixa de pedestres e as leis de trânsito de forma geral, evitando assim acidentes e promovendo um trânsito mais seguro.

Para minimizar esse impacto para os clientes, a Energia tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção. “A substituição de um poste pode levar até seis horas e causar inúmeros transtornos. Temos implementado medidas para minimizar os impactos para os nossos clientes. Uma dessas medidas é o investimento contínuo na automatização da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. O objetivo é sempre restabelecer a energia elétrica o quanto antes, por isso temos um Centro de Operação Integrado capaz de realizar manobras para o impacto ser o menor possível para o nosso cliente”, explica o Coordenador de Construção e Manutenção, João Ricardo Nascimento.
Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade pelo prejuízo causado pelas colisões.
Conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas (postes, transformadores, rede, etc.) é cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.

Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando há maior ingestão de bebidas alcoólicas, aumento do fluxo de veículos nas estradas, entre outros fatores.
A incidência de chuvas também deve ser levada em consideração para evitar acidentes. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura.
“Havendo abalroamento em poste, deve-se evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos, não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, reforça João Ricardo.

Em caso de acidente e quando houver falta de energia na rede elétrica, entre em contato com os canais da Energisa:
Call Center: 0800 722 7272
Site: energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): (67) 99980 0698
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 09:20 Águas Guariroba apresenta práticas ESG em jornada sobre crise climática
- Expogrande - 09:09 Crianças em tratamento de câncer visitam a 85ª Expogrande
- Fonteira - 08:45 Carro abandonado em plantação de milho é apreendido com cigarro contrabandeado
- Operação apagão II - 08:30 Polícia deflagra operação contra furto de energia em Três Lagoas
- Violência Doméstica - 08:08 Mulher é resgatada pela polícia
- UFGD - 07:50 UFGD abre inscrições para preencher vagas em 34 cursos de graduação
- Interior - 07:50 Em Dourados jovem escapa de cárcere ao pedir ajuda em UBS
- Morte no trânsito - 07:19 Homem morre atropelado próximo na Capital
- Economia - 07:00 Isenção do IR impacta 236 mil em MS
- Charge - 06:00 Briga em UPA com muleta acaba com guarda agredido na Capital