Geral
Espaço Energia tem experimentos de arrepiar os cabelos
Local é aberto ao público e fica localizado na Avenida Afonso Pena
Segunda-feira, 22 Janeiro de 2024 - 14:55 | Gabriel Telê Santana

O Espaço Energia, que fica na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, surgiu em 2015 com objetivo de mostrar e ensinar ao público sobre os princípios da física, experimentos, histórias e conceitos públicos da eletricidade. Em 2018, o espaço foi totalmente atualizado e modernizado a tecnologia e trouxe várias novidades, como o novo formato digital, por meio de equipamentos tecnológicos de realidade aumentada.

O espaço conta com vários experimentos de tecnologia e experimentos sobre tecnologias que podem ajudar a população, como a Maquete Caminhos de Energia, que mostra a parte de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A maquete apresenta três tipos de geração de energia, hidráulica, hidroelétrica e água. Além da geração de energia eólica e solar.

O protótipo de energia hidroelétrica mostra uma turbina dentro com um gerador em uma usina. Quando esse campo magnético passar pela bobina, ele vai induzir uma corrente elétrica na bobina, que vai girar corrente elétrica, que a energia vai percorrer pela linha de transmissão, pela distribuição e vai chegar nas casas para alimentar os equipamentos elétricos.

O experimento, bons condutores e maus condutores de energia elétrica, que trabalha com elementos que conduzem ou não conduzem energia.

Princípio de pilhas com energia humana, que conta com metais capazes de transformar energia química em energia elétrica. Quando esses metais estão em meio ácido, acontece uma troca de corrente elétrica. A corrente elétrica passa de um metal para o outro, gerando a energia elétrica.

O espaço também conta com outras tecnologias avançada, como o Arco voltaico, que é um protótipo que gera faísca que encantam o público. Bicicleta geradora de energia, a Bobina de tesla, que tem o poder de gerar raios. Máquina de Wimhurst, Globo de plasma, que ao encostar no globo, ele gera raios e faísca na palma das mãos. A máquina de Van Der Graaff, é o experimento mais atrativo do Espaço, é uma experiência de arrepiar os cabelos, literalmente.

Além dos experimentos, o projeto tem um comparativo da energia que usamos hoje em dia, com a antiga. Casa Antiga, os equipamentos como, ferro a carvão TV de tubo, geladeira bem antiga, consumiam energia muito elevada, sem preocupação no consumo. Já a a Casa eficiente, é uma demonstração de como os equipamentos são mais caro, porém muito mais econômicos.

Além do Espaço de tecnologia, também tem uma área voltada para arte, com várias artes e quadros, incluindo a Exposição Acervo de Luz Humberto Espindola.

O local é voltado para o público adulto e infantil, com foco em educadores e alunos do ensino fundamental e médio, e conta com uma unidade móvel (van) dotada de equipamentos interativos, que percorre todo o estado levando conhecimento sobre eficiência energética para os mais diversos públicos.
O horário de funcionamento do Espaço é de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida Afonso Pena, 3.901 – em Campo Grande-MS.
Últimas Notícias
- Cultura e Território - 10:15 Programa para fortalecimento dos Guarani Kaiowá é lançado em MS
- Poder Judiciário - 09:45 Corregedoria define ações e local para a 3ª Semana do Registro Civil
- Polícia - 09:18 Suspeito de matar mulher com facada na cabeça morre em confronto com a PM
- Poder Legislativo - 08:50 Aprovado projeto que proíbe contratar shows que façam apologia ao crime
- Clima - 08:00 Sábado com previsão de chuvas intensas na maioria das cidades de MS
- Solidariedade - 07:00 Hemosul da Santa Casa enfrenta baixa nos estoques de sangue
- Economia - 18:30 Economia brasileira ficou estagnada em Fevereiro, mostra prévia da FGV
- Polícia - 18:06 'Ele olhava nos meus olhos e me esfaqueava'
- Oportunidade - 17:48 Casa do Trabalhador da Funtrab é inaugurada na cidade de Inocência
- Nacional - 17:17 Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões