• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Aprovado projeto que proíbe contratar shows que façam apologia ao crime

Proposta estabelece que 'o Município de Campo Grande deverá adotar medidas eficazes para a prevenção da violência'

Sábado, 19 Abril de 2025 - 10:15 | Redação


Aprovado projeto que proíbe contratar shows que façam apologia ao crime
(Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal)

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram o Projeto de Lei 11.572/25, de autoria dos vereadores André Salineiro e Rafael Tavares, que proíbe a Administração Pública Municipal, direta ou indireta, de contratar, apoiar ou divulgar shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas.

A proposta estabelece que “o Município de Campo Grande deverá adotar medidas eficazes para a prevenção da violência e da exploração de Crianças e Adolescentes, além de fomentar iniciativas que afastem a criança e o adolescente de atividades que o deixe vulnerável à criminalidade, como o uso de drogas e apologia ao crime organizado”.

Conforme o projeto, “em caso de descumprimento da vedação a apologia ao crime ou ao uso de drogas, haverá a imediata rescisão contratual, além de multa no valor de 100% do valor do contrato, sem prejuízo de demais sanções administrativas”. A proposta teve uma emenda da vereadora Luiza Ribeiro aprovada, alterando termo da proposta.

Mais propostas - Os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei 11.370/24, de autoria do vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, que cria o Programa de capacitação dos servidores da área da saúde pública denominado “Protocolo de atendimento para Pessoas com Deficiência (PCD)”. O Programa tem como objetivo capacitar e atualizar os servidores da área da saúde pública para oferecerem atendimento especializado e humanizado às pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e a qualidade do atendimento prestado.

Pela proposta, a Secretaria competente deverá elaborar um cronograma anual de cursos e capacitações, garantindo a participação de todos os servidores da área da saúde pública, inclusive recepcionistas e administrativo em serviços públicos de saúde.

Ainda em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.263/24, que institui o Programa “Selo Cidade Inclusiva”, em Campo Grande. O objetivo é incentivar os estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta é do vereador Silvio Pitu. Pelo projeto, os estabelecimentos que adequarem suas estruturas arquitetônicas, bem como seus programas e serviços para proporcionar acessibilidade e atendimento diferenciado a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, poderão receber o Selo.

Os vereadores aprovaram ainda, em segunda discussão, o Projeto de Lei 11.575/25, do vereador Fábio Rocha, que institui, no âmbito do Município de Campo Grande, o mês “Fevereiro Laranja”, dedicado à campanha de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea, a ser realizado, anualmente, no mês de fevereiro.

Ainda, foi mantido veto parcial ao Projeto de Lei 11.486/24, que dispõe sobre a criação da Junta de Análise e Julgamento de Recurso de Transporte da Agência Municipal de Regulação de Serviços (Jajur/Agereg). O veto refere-se à emenda dos vereadores na proposta do Executivo, prevendo que membros titulares e suplentes devem variar a cada mandato, de modo que se alterne a representatividade das entidades que compõem a Junta.

Requerimentos - Na sessão, os vereadores aprovaram ainda requerimento ao Gabinete da Prefeita Adriane Lopes e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações detalhadas e providências imediatas acerca da noticiada falta de compressores odontológicos nas unidades. O documento é de autoria do vereador Marquinhos Trad. Na sessão, o vereador Beto Avelar, líder da prefeita, passou algumas informações sobre os equipamentos.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  crime  camara-municipal  vereadores  shows