• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Equipe da UFGD participa da 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign

Evento reuniu equipes de mais de cinquenta universidades brasileiras

Quinta-feira, 14 Novembro de 2024 - 17:00 | Redação


Equipe da UFGD participa da 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign
Aeromodelo desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia da UFGD (Foto: Nycolas Fróes)

A Equipe Aracuã de Aerodesign da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) representou a instituição na 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP). O evento, promovido no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), reuniu equipes de mais de cinquenta universidades brasileiras.

A comitiva da UFGD contou com 14 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, acompanhados pelo piloto e pelo professor orientador Ramón Eduardo Pereira Silva. Antes da competição, a equipe realizou voos de ajuste no Clube de Modelismo Urbanova e visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde conheceu laboratórios especializados em combustão, propulsão e engenharia aeronáutica.

Equipe da UFGD participa da 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign
Aquipe Aracuã de Aerodesign da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP)(Foto: Nycolas Fróes)

Durante o evento, a equipe visitou o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e participou da exposição de aeronaves no ITA, interagindo com grandes empresas do setor, como Embraer e Boeing. A competição na pista começou em 1º de novembro, e a aeronave da Equipe Aracuã, chamada MAU-2024, completou com sucesso três voos, mas não avançou para a última etapa.

Para Mateus Maia Fabro, aluno de Engenharia de Energia, a experiência vai além do conhecimento acadêmico: “Estar em uma competição com equipes de todo o país nos dá uma percepção mais apurada sobre a importância do nosso trabalho”. Nycolas Silva Fróes, de Engenharia da Computação, destacou o valor prático da experiência, enquanto Maurício Menegatti Andrade, de Engenharia Mecânica, ressaltou o desenvolvimento de habilidades interpessoais, importantes para a carreira.

SIGA-NOS NO Google News