• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Em MS, indígenas de nove aldeias vão passar por cirurgias de catarata

Iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana

Quarta-feira, 16 Outubro de 2024 - 14:01 | Redação


Em MS, indígenas de nove aldeias vão passar por cirurgias de catarata
(Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

O programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” chegou em nove aldeias de Miranda (MS). A iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana. Para concretizar esta ação, foram feitos exames e atendimento dentro das comunidades.

No final de setembro mais de 300 indígenas das nove aldeias passaram pela triagem, onde a equipe médica da SES (Secretaria Estadual de Saúde) conseguiu identificar quem precisava passar pela cirurgia de catarata. Para facilitar o acesso, toda esta ação ocorreu na aldeia Cachoeirinha. As cirurgias serão no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.

 A superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo “MS Saúde”, Maria Angélica Benetasso, explicou que o programa está em uma segunda fase, que visa facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos e cirurgias eletivas que estão represadas.

Indígenas passarão por cirurgia da catarata
(Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

“Agora viemos em uma modalidade diferente, onde a execução destes procedimentos estão cada vez mais próximo da cidade do paciente, levar (procedimento) cada vez mais próximo do cidadão”.

Neste contexto foi identificada a necessidade do mutirão nas comunidades indígenas de Miranda, com foco nas cirurgias de catarata. “Para facilitar o acesso, decidimos fazer esta ação de triagem, exames e atendimentos dentro da aldeia (Cachoeirinha), onde fomos recebidos muito bem. Foi importante porque são pacientes que têm dificuldades na locomoção. As cirurgias serão no hospital municipal”.

O programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila já realizou 24.105 cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 gerais e 1.049 cirurgias de aparelho geniturinário. Ele tem como objetivo a redução de filas de cirurgias eletivas, que estavam represadas desde a época da pandemia e por outras situações. 

Indígenas passarão por cirurgia da catarata
(Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  indigenas  saude-publica  cirurgias  aldeia