Geral
Defensoria consegue reverter penhora sobre aposentadoria de assistida
Idosa de 75 anos está em situação de extrema vulnerabilidade em Anastácio
Domingo, 23 Fevereiro de 2025 - 16:45 | Redação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu revogar bloqueio de 10% do benefício previdenciário de uma assistida de 75 anos que está em situação de extrema vulnerabilidade em Anastácio.
Conforme a defensora pública Sara Curcino Martins de Oliveira, a assistida reside na área rural do município e sofre com Parkinson e hipertensão.
“A pessoa idosa teve parte de sua aposentadoria penhorada para pagamento de honorários advocatícios de um processo anterior. A Defensoria Pública da comarca de Anastácio interpôs um agravo de instrumento contra o Banco e contestou a decisão que autorizava a penhora dos valores”, detalhou a defensora.
Segundo os autos, a assistida já vivia em situação de vulnerabilidade econômica, conforme atestado por relatório social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O documento apontava que sua renda, somada à do marido, também pessoa idosa, não era suficiente para suprir necessidades básicas, como alimentação e produtos de higiene”, pontua.
A Defensoria argumentou que a decisão de primeira instância feria o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à impenhorabilidade de verbas salariais para garantir a subsistência. “Ressaltamos, ainda, que a assistida foi vítima de um esquema fraudulento praticado por advogados que ingressavam com ações sem fundamento em nome de idosos”, afirma.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acolheu os argumentos da Defensoria e determinou a revogação da penhora, assegurando à idosa o direito à integralidade do benefício previdenciário.
Últimas Notícias
- Educação - 18:12 Equipe da Escola Sesi de Naviraí conquista vaga no Torneio Nacional de Robótica
- Nacional - 17:42 CPI das Bets volta a se reunir após o Carnaval
- Poder Judiciário - 17:17 Tribunal institui Grupo do Meio Ambiente do Poder Judiciário de MS
- Revogação - 16:45 Defensoria consegue reverter penhora sobre aposentadoria de assistida
- Educação - 16:16 Sete dicas para pais e alunos sobre a limitação do uso de celulares nas escolas
- Caso Marielle - 15:35 Salário e benefícios pagos a Chiquinho Brazão já superam R$ 1 milhão desde que ele foi preso
- Economia - 15:13 Governo de MS passa a publicar valor real pesquisado do frango para abate e reforça transparência com setor avícola
- ALEMS - 14:35 Projeto propõe contagem de prazos em dias úteis em processos tributários
- Esporte - 14:12 Prefeitura abre inscrições para os Jogos Escolares de Outono 2025
- Saúde - 13:45 Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV