• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Defensoria consegue reverter penhora sobre aposentadoria de assistida

Idosa de 75 anos está em situação de extrema vulnerabilidade em Anastácio

Domingo, 23 Fevereiro de 2025 - 16:45 | Redação


Defensoria consegue reverter penhora sobre aposentadoria de assistida
(Foto: Divulgação)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu revogar bloqueio de 10% do benefício previdenciário de uma assistida de 75 anos que está em situação de extrema vulnerabilidade em Anastácio.

Conforme a defensora pública Sara Curcino Martins de Oliveira, a assistida reside na área rural do município e sofre com Parkinson e hipertensão.

“A pessoa idosa teve parte de sua aposentadoria penhorada para pagamento de honorários advocatícios de um processo anterior. A Defensoria Pública da comarca de Anastácio interpôs um agravo de instrumento contra o Banco e contestou a decisão que autorizava a penhora dos valores”, detalhou a defensora.

Segundo os autos, a assistida já vivia em situação de vulnerabilidade econômica, conforme atestado por relatório social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O documento apontava que sua renda, somada à do marido, também pessoa idosa, não era suficiente para suprir necessidades básicas, como alimentação e produtos de higiene”, pontua.

A Defensoria argumentou que a decisão de primeira instância feria o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à impenhorabilidade de verbas salariais para garantir a subsistência. “Ressaltamos, ainda, que a assistida foi vítima de um esquema fraudulento praticado por advogados que ingressavam com ações sem fundamento em nome de idosos”, afirma.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acolheu os argumentos da Defensoria e determinou a revogação da penhora, assegurando à idosa o direito à integralidade do benefício previdenciário.

SIGA-NOS NO Google News