Geral
Defensoria atende 133 famílias em mutirão por vagas em unidades de ensino
Esta foi a quinta edição do mutirão voltado para a educação na Capital do Estado
Quinta-feira, 19 Setembro de 2024 - 17:54 | Redação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu 133 famílias que buscam uma vaga em uma unidade pública de ensino. Esta foi a quinta edição do mutirão voltado para a educação na Capital do Estado.
O mutirão, realizado nesse sábado (14) na unidade localizada na Rua Barão de Melgaço, foi coordenado pelo defensor público do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), Paulo André Defante.
“ A busca por vagas escolares impacta diretamente a vida das famílias, especialmente das mulheres, que deixam muitas vezes de contribuir economicamente devido à responsabilidade com os filhos pequenos”, detalha o defensor.
Mais de 2.100 ações relacionadas a vagas escolares já foram registradas este ano, superando as 1.997 ações de 2022, conforme o defensor.
“A expectativa é que, até o final do ano, o número de demandas ultrapasse 2.500”, afirmou o defensor público, reforçando que a maior procura é por vagas em creches e escolas próximas às residências das famílias.
Uma vaga próxima
A assistida Tainara Villalba Virginia, de 29 anos, buscou uma vaga em uma escola mais próxima de sua casa para seu filho cadeirante Natan, de 10 anos.
“Ele já estuda, mas a escola fica longe. Com cinco crianças, a logística é complicada. Ainda bem que temos a Defensoria para recorrer”, comentou Tainara, que participou do mutirão após agendar o atendimento.
Outra assistida, Elaine de Castro Silva, de 43 anos, acompanhou sua nora Flávia Etiélio, de 23 anos, que também estava em busca de uma vaga em creche para seu filho, após mudar de bairro.
“Ela precisa da vaga para poder voltar ao mercado de trabalho, pois trabalha como autônoma fazendo unhas. Nosso atendimento foi excelente e muito rápido. Gratidão a Defensoria”, relatou Elaine.
Últimas Notícias
- Minha Casa, Minha Vida Rural - 18:35 Novas moradias vão beneficiar comunidades indígenas e assentamentos
- Nacional - 18:10 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- Acidente de Trânsito - 17:30 Vídeo: Veículo desrespeita sinalização e atinge caminhão na Avenida Salgado Filho
- Transporte - 17:00 CPI recebe 78 denúncias na 1ª semana
- Aquidauana - 16:50 Homem é salvo por bombeiros após se engasgar com pedaço de carne
- Aquidauana - 16:33 PMA flagra desmatamento ilegal em área de reserva no Assentamento Indaiá IV
- Apostadores - 16:12 Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões
- Mão de obra - 15:55 Funsat abre inscrições para o PRIMT a partir deste 1° de Abril
- Moradia - 15:35 Capital divulga lista de convocação do Programa de Locação Social
- Investigação - 15:12 Homem é preso em MG pelo crime de perseguição contra advogada de MS