Geral
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA
Desconto válido para um veículo registrado em nome da pessoa com deficiência ou seu representante
Sexta-feira, 21 Março de 2025 - 09:32 | Redação

Dentro da política de inclusão social, pessoas em Mato Grosso do Sul com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down ou autismo têm desconto de 60% no IPVA. E, a partir de agora, a Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) substitui laudo médico para conseguir o benefício, no caso de menores de 18 anos.
Isso só é possível graças ao decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro deste ano pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Desde o lançamento da Ciptea, em abril do ano passado, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) emitiu 2.034 documentos.
Além de garantir acesso a serviços e benefícios, a carteirinha oferece mais visibilidade às necessidades das pessoas com o transtorno. Para as famílias e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o novo decreto facilita a vida e garante o direito de ir e vir.
Conforme o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado. Outra mudança implementada pela publicação é a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente.
O pedido do desconto no IPVA pode ser feito sem sair de casa, segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Basta acessar o portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/), clicar no módulo e-SAP, e fazer constar a documentação necessária, como laudo médico ou Ciptea e CRLV do veículo. Não há cobrança de taxa estadual.
Últimas Notícias
- Brasil - 16:32 STF marca para final de Abril julgamento de ex-assessores de Bolsonaro
- Caso Danielle - 16:09 Acadêmico de Medicina deixa presídio
- Campo Grande - 15:50 Mutirão leva 300 serviços a bairro da Capital neste sábado
- Saúde - 15:32 Feira de Saúde na Capital oferece atendimentos gratuitos neste domingo
- Crime - 15:02 Polícia prende homem por maus tratos a animais em área rural da Capital
- Poder Judiciário - 14:50 TJMS cria nova Turma Recursal para aumentar celeridade nos Juizados
- Oportunidades - 14:39 Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem vagas abertas em Corumbá
- Amplavisão - 14:15 Quando o PT sairá do Governo do PSDB?, por Manoel Afonso
- Esportes - 13:59 Sesi MS faz partida preliminar da Superliga masculina de vôlei
- Campo Grande - 13:32 Filmes produzidos por indígenas são exibidos gratuitamente nesta sexta