• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

"Barulho forte": Forte chuva arranca árvore antiga no Nova Lima

Forte temporal que atingiu a Capital ontem (9) deixou árvores caídas e entulhos espalhados pelas vias

Quarta-feira, 10 Maio de 2023 - 10:31 | Victória Bissaco e Juliana Brum


"Barulho forte": Forte chuva arranca árvore antiga no Nova Lima
Equipes limpam ruas após forte chuva na Capital - (Foto: Bruno Barros)

Na manhã seguinte à forte chuva que pegou muitos campo-grandenses de surpresa na tarde de ontem (9), os estragos pela Capital podem ser vistos com clareza. Muitas vias de Campo Grande passam por reparos de espipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e até mesmo de moradores, que são avistados nos bairros lavando calçadas e recolhendo sujeiras.

O Diário Digital esteve nas ruas do bairro Nova Lima, uma das mais afetadas pela chuva. Na Silvério Faustino, a intensidade das chuvas arrancou uma árvore antiga. Paula Alves mora na região há 12 anos e possui uma loja de artigos religiosos no local. Conta que a árvore foi ao solo por volta das 15h desta terça-feira. "Deu um barulho como se fosse um raio, mas na verdade era a árvore caindo. Estávamos eu e uma cliente, saímos lá fora para ver e estava a árvore caída", explica.

Forte chuva arranca árvore no Nova Lima
Árvore na rua Silvério Faustino foi ao solo com o temporal - (Foto: Bruno Barros)

A comerciante comenta que a árvore era antiga na rua e nunca tinha visto algo parecido no local. “Chuva forte sempre tem, mas de arrancar uma árvore deste tamanho aqui na rua não, até porque só tem essa nesta quadra”, afirma. Ainda, relata que cotidianamente muitos motoristas estacionam os veículos próximos à árvore e a “sorte” é que nenhum estava parado no momento da queda.

Nesta região da Capital, algumas vias ainda não são asfaltadas, o que prejudica a limpeza das vias já asfaltadas. Isso porque a lama formada pela junção da terra da via com a água da chuva acaba escorrendo para os pontos pavimentados. Ao passar pelas ruas, a reportagem identificou moradores lavando calçadas e recolhendo entulhos arrastados pelas águas.

Forte chuva arranca árvore no Nova Lima
Muitas vias do Nova Lima não são asfaltadas - (Foto: Bruno Barros)

Equipe da Solurb esteve no local para retirar árvores caídas ao solo, ação que durou cerca de duas horas. Além da árvore na rua Silvério Faustino, também realizaram recolhimento na rua Nefe Pael. 

Após encerrarem os trabalhos no Nova Lima, o próximo ponto de reparos e limpeza é no bairro Estrela do Sul. Conforme os funcionários, cinco equipes trabalham ao redor da Capital. Também explicam que a Secretaria registrou mais ocorrências de queda de árvores no município.

Carro arrastado - A chuva rápida, com ventos de até 60 km/h, provocou alagamentos em diversos bairros. Um Celta foi arrastado pela força da enxurrada na Rua Brisas de Zaragoza, na Mata do Segredo. A motorista tentou passar pela via alagada, mas a força da água foi tamanha que arrastou o veículo para a vegetação. 

Tempestade alaga ruas da Capital
Carro foi arrastado para a vegetação. (Foto: Luiz Alberto)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para retirar o carro, mas a mulher não ficou ferida. Na região norte de Campo Grande, uma rotatória perto do Hospital São Julião ficou tomado de água e as ruas, intransitáveis. Moradores afirmaram que caiu até granizo no local.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News