Geral
Ato pede Justiça por Vanessa Ricarte neste sábado na Capital
Além da classe jornalística, várias entidades sindicais e instituições públicas devem marcar presença
Sexta-feira, 14 Fevereiro de 2025 - 14:35 | Redação
![Ato pede Justiça por Vanessa Ricarte neste sábado na Capital](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2025/02/14/1kn98juh05kh3.jpg)
Um ato público no Centro de Campo Grande (MS) na manhã deste sábado, 15 de Fevereiro, vai pedir justiça por Vanessa Ricarte, a jornalista que foi assassinada a facadas pelo ex-noivo na quarta-feira, 12 de Fevereiro. O autor do crime, o músico Caio Nascimento, está preso preventivamente.
O evento, batizado como 'Justiça por Vanessa, Basta de Feminicídio!', é encabeçado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul, o Sindjor-MS. O movimento terá início às 9h, no Calçadão da Rua Barão do Rio Branco, na esquina com a Rua 14 de Julho.
Além da classe jornalística, várias entidades sindicais e instituições públicas devem marcar presença. Autoridades como deputados estaduais e vereadores também participarão da manifestação. Mais do que bradar por Justiça, o Sindjor-MS vai apresentar propostas elaboradas pela categoria para coibir a violência contra as mulheres.
Para o presidente do Sindjor MS, Walter Gonçalves, apesar do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, ocorrido na última quarta-feira (12/02), comover, a ocasião representa a oportunidade de envolver toda a sociedade na reivindicação de ações mais enérgicas do poder público.
“O Sindjor-MS conclama a toda a sociedade sul-mato-grossense a agir contra esse verdadeiro flagelo que é a violência contra a mulher de toda ordem: feminicídio,
violência moral, sexual e física. É preciso dar um basta. Não se concebe que nos dias de hoje, e em tempo algum, tais violências ocorram. Então, é preciso que toda a sociedade reaja. E essa é a mensagem que levaremos neste ato”, ressaltou.
Entre as propostas a serem apresentadas pelo sindicato e demais entidades participantes para tornar o combate à violência contra mulher mais eficiente, estão o cadastro de agressores de mulheres e a criação da secretaria de mulheres.
Presidenta da Comissão de Ética do Sindjor-MS, Tainá Mendes Jara, alerta que o combate ao feminicídio é dever de toda a sociedade civil, mas que os jornalistas têm
papel fundamental na conscientização da população e na cobrança por políticas públicas mais eficazes. “Para além da solidariedade ao caso de uma jornalista, precisamos ter profissionais comprometidos com o combate à violência, por meio de informações éticas e de qualidade, a fim de contribuir para a conscientização de
todos”.
O crime - Vanessa Ricarde, de 42 anos, morava há cerca de quatro meses, em uma casa no Bairro São Francisco, com o músico Caio Nascimento, de 35. O rapaz era usuário de drogas, mas sempre prometia à companheira que ia parar de usar as substâncias. Na quarta-feira, 12, data do crime, a jornalista procurou a Delegacia da Mulher (Deam) em busca de uma medida protetiva contra o músico, que foi concedida.
Contudo, ela retornou até a residência que era dela para retirar seus pertences e pernoitar na casa de um amigo que a acompanhava no momento. No local, Caio Nascimento estava no local bastante alterado e partiu para cima da vítima com uma faca, ferindo-a perto do coração. O amigo também foi ameaçado e por pouco não acabou esfaqueado também.
A vítima foi socorrida e encaminhada para a Santa Casa da Capital onde faleceu na mesma noite do crime. O autor foi preso em flagrante no local do assassinato e segue detido preventivamente.
Serviço:
O que: Ato Justiça por Vanessa, Basta de Feminicídio!
Quando: Sábado, 15 de Fevereiro de 2025, às 9h
Onde: Calçadão da Rua Barão do Rio Branco, na esquina com a Rua 14 de Julho, Centro de Campo Grande, MS
Organização: Sindjor-MS
![Ato pede Justiça por Vanessa Ricarte](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2025/02/14/whatsapp-image-2025-02-14-at-11-45-55.jpeg)
Últimas Notícias
- Cultura - 18:17 Editais da Aldir Blanc têm resultados antecipados em MS
- Saúde - 17:58 Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
- Feminicdídio - 17:35 Jornalista e músico estavam de casamento marcado, segundo documento
- Oportunidades - 17:17 PF autoriza concurso com mil vagas para carreira policial
- Luto - 16:50 Prefeitura de Três Lagoas decreta luto oficial pela morte de jornalista
- Operação Faixa de Fronteira - 16:30 Operação apreende 7 mil t de maconha
- Finanças - 16:15 Evite armadilhas: 6 falsos investimentos que podem arruinar suas finanças
- Campo Grande - 15:50 Trânsito: Rua Jerônimo Benjamim passa a ser preferencial em cruzamento
- Investimento - 15:21 Energisa investirá R$ 771 milhões em Mato Grosso do Sul em 2025
- Animais - 15:00 Mulher é condenada por maus-tratos a cadela na Capital